Necessidade de aumentar cuidado

O secretário reforça a necessidade de motociclistas agirem com mais prudência, justamente por estarem nesta situação de exposição maior e dividirem espaço junto aos veículos maiores. “É lamentável quando nos deparamos com cenas como o transporte de crianças de maneira irregular nas motos, completamente a mercê da sorte, porque uma freada brusca ou outro movimento mais abrupto podem ser suficientes para uma fatalidade”, reitera, destacando que, nestas situações, os pais ou responsáveis devem optar por outra modalidade de transporte, como o coletivo, por exemplo. “Sabemos que ninguém faz isso com a intenção de expor a criança, mas sim, mesmo sem intenção, a vida da criança está em risco nesta situação”.

Geralmente as palavras negligência, imprudência ou imperícia fazem parte do roteiro de cada ocorrência e, para que elas saiam do dicionário de condutores e pedestres, é preciso manter a atenção ao trânsito, respeitar a sinalização, assim como as regras de trânsito e manter a velocidade dentro dos limites estabelecidos, ensina o secretário, lembrando que ser gentil continua sendo regra para um trânsito mais pacífico.

Mapa de ocorrências

Os dados são compilados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio dos registros da Guarda Municipal de Trânsito (GM), um dos braços da pasta; e do Corpo de Bombeiros Militar, que presta socorro no caso dos acidentes com vítima. “O relatório mensal nos ajuda a mapear trechos mais críticos e buscar intervir para evitar novas ocorrências”, contribui o coordenador da GM, Márcio Pires.

Entre os dados dispostos no documento, está a relação das vias recordistas no número de acidentes, como a Avenida Blumenau, cenário para dez acidentes com vítimas; a Perimetral Sudoeste, com seis ocorrências desta natureza; e, empatadas, com quatro ocorrências cada uma, as avenidas Noêmia Tonello Dalmolin e Tancredo Neves.

Perturbação do Sossego

Além de trazer um panorama do trânsito, o material também serve como uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pela GM mês a mês. Em outubro, a GM prestou 1.253 atendimentos no total, sendo que além da registrar os boletins de acidentes, compete à instituição a emissão de cartões de estacionamento especial, vistorias em veículos que fazem o transporte de passageiros e o atendimento a ocorrências de perturbação do sossego. Em outubro, foram 366 atendimentos a este tipo de situação. De janeiro até agora, já são 4.209 registros desta natureza.