Relembre:

Mil apartamentos

O lote de mil apartamentos para Sorriso foi anunciado de maneira conjunta entre o prefeito Ari Lafin e o governador Mauro Mendes, em julho do ano passado, durante agenda do gestor estadual em Sorriso.

De um lado, o Governo do Estado entra com R$ 15 mil de subsídio para cada apartamento, o que corresponde a um aporte de R$ 15 milhões, a Prefeitura doa os terrenos, assim como responde por todo o trâmite necessário para a licitação dos projetos, e uma instituição financeira viabiliza o processo necessário para financiamento.

Os imóveis, que devem ter 46 m², são destinados a famílias com renda entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, e o valor da parcela está estimado entre R$ 500 e R$ 1,2 mil. As áreas que devem receber os apartamentos são o Residencial Topázio, o Serra Dourada, o Verdes Campos e o Vila Bela. Vale lembrar que os mil apartamentos serão divididos em quatro conjuntos habitacionais.

Minha Casa, Minha Vida

Um comitê composto por representantes do Executivo e do Legislativo deve conduzir o processo de interlocução, junto ao Governo Federal, para que Sorriso seja também contemplado com até mil casas populares via Minha Casa, Minha Vida.

O Executivo também deve iniciar, o mais rapidamente possível, a prospecção de áreas, de até 20 hectares, para poder ofertar ao Governo Federal para a construção das casas populares.

Ser Mais Habitação

Além destas ações, Sorriso também está no rol das cidades mato-grossenses beneficiadas pelo programa estadual SER Família Habitação. O anúncio foi feito também em julho do ano passado.

Pelo Programa, o Governo do Estado destinará R$ 210 milhões para construir 3.140 casas em todo Mato Grosso. A renda familiar mensal não poder ser superior a R$ 100 per capita, ou seja, uma família de cinco pessoas, não pode ter uma renda maior que R$ 500 por mês; e terão preferência as famílias com menor renda. Para Sorriso, o lote anunciado foi de 50 moradias.

Para que o processo se concretize, o Estado destinará R$ 60 mil para edificar cada casa, o que perfaz um montante de R$ 3 milhões para Sorriso. Ao Município, cabe a doação da área, com toda a infraestrutura necessária, assim como a gestão da obra.