De acordo com dados da Secretaria, Sorriso conta com 90 famílias cadastradas no Frutifica, destas, 45 estão regularmente produzindo frutas. São mais de 50 mil mudas de árvores frutíferas já plantadas. “Contudo, nossa meta é chegar a 100 mil mudas plantadas e produzindo”, enfatiza Marlon.

O secretário explicou aos visitantes que além de adquirir as mudas com valor subsidiado pela Prefeitura Municipal, os produtores cadastrados no programa também contam com assistência técnica especializada, análise de solo e patrulha mecanizada para a construção de tanques de irrigação. Somente nos últimos dois anos, foram construídos 140 tanques de irrigação.

Atualmente, o programa presta auxílio a produtores do Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Cinturão Verde e do Distrito de Boa Esperança que cultivam banana, manga, goiaba, coco, acerola, pinha, romã, mamão, maracujá e uva, comercializados no mercado local e regional.

Ao conhecer o projeto, o vereador Heder Machado destacou que sentiu orgulho ao conferir de perto a produção de frutas em larga escala e saber que o Frutifica está instalado em terras mato-grossenses. “Queremos levar o exemplo para Ubiratã e ampliar o olhar em relação à agricultura familiar”, disse.

Vale lembrar que a Secretaria está aberta para atender qualquer produtor interessado, de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, basta só procurar a Secretaria localizada na Rua Marechal Cândido Rondo, ao lado da Praça Antenor Balbinot ou ligar no 3545-8353.