No foco da discussão as potencialidades da região central do Estado. E para detalhar item por item, Ari iniciou falando de produção agrícola. “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”.
Conforme os dados apresentados, se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada aqui”, explica o prefeito.
Segundo Ari, o que o Município busca é um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressalta. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, argumenta.
Entre os números apresentados pelo prefeito na Assembleia estão dados como a média de crescimento anual nos últimos 30 anos, que ultrapassa os 20%. “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontua Ari.
Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver. Esses números todos são o resultado e também trazem oportunidade de crescimento para mais de 117 mil habitantes”, afirma o prefeito.
O prefeito reforça que mais de mil escritórios de negócios instalados no Município que atuam diretamente junto às fazendas instaladas em Sorriso e municípios vizinhos. São pontos de alta produção das commodities como soja e milho e que fizeram esse "espaço, no coração de Mato Grosso receber esse reconhecimento", diz. Para Ari, a economia e a vocação agrícola se revertem no que é a cidade de Sorriso, o crescimento urbano de hoje. o gestor pontua também que o Município abraça grandes e pequenos produtores. "Temos fazendas, temos assentamentos em que é produzido o mel, por exemplo. São pontos em que a agricultura familiar e a de grande escala se complementam e constroem o cenário em que vivemos", defende.
Ari recebeu o convite para apresentação diretamente do presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), Carlos Avallone. Ao fim da apresentação, Avallone destacou a consistência dos dados. “São números essências para que empresários possam decidir locais e pontos de investimentos”, disse. Segundo Avallone a iniciativa deve se estender para outros polos de Mato Grosso. “A partir do prefeito Ari vamos dar oportunidade para outros polos vir até a Assembleia e divulgar o potencial de cada município”, completou.