E para dar início às ações, no dia 18 de abril, 179 sorrisenses participaram das palestras “Grandes Desafios, Grandes Oportunidades” com Samuel Bordin e “Fuja da Média”, ministrada por Carlos Bush. “O evento proporcionou importantes reflexões sobre o comportamento pessoal frente aos desafios diários a que somos expostos”, frisa o gestor da Semdec, Cláudio Oliveira.

Já para maio, entre os dias 2 e 6; 30 empreendedores irão participar do curso de Gestão Financeira; para esse curso todas as vagas já foram preenchidas. Na sequência, entre os dias 15 a 18 de maio será realizado o curso de Atendimento ao Cliente; e entre os dias 22 a 25 de maio, será realizado o curso de Técnicas de Vendas. Para esses dois ainda há vagas e as inscrições podem ser realizadas na Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é ligar no 3545-8381.

O gestor da Semdec, Claudio Oliveira, pontua que no total serão oito capacitações nesse formato. Além disso serão disponibilizadas mais 170 consultorias entre 08h e 16h cada e distribuídas em quatro áreas temáticas: Finanças; Planejamento; Marketing e Vendas e Gestão de Pessoas; as inscrições e períodos também podem ser verificadas na Sala do Empreendedor. “Ainda teremos quatro oficinas empresariais e o 2.º Arraiá do Empreendedor; no ano passado tivemos cerca de 30 empresas participando do Arraiá e esperamos repetir esse número para 2023”, ressalta Cláudio.

Todas essas formações integram as ações do “Programa Desenvolve Sorriso”, realizado pelo Município em parceria com o Sebrae com investimentos de total estimado em R$ 483.676,50, desse total,  R$ 308.905,90 são de investimentos do Sebrae e R$ 174.770,60 contrapartida da prefeitura.

O Programa Desenvolve Sorriso é uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e as entidades do Sistema S - SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); SESC (Serviço Social do Comércio; Serviço Social da Indústria (Sesi), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias também participam do programa.

Cláudio pontua que o programa tem como foco desenvolver os empreendedores por meio da aplicação de capacitações e consultorias de tal forma que estes possam adotar as melhores práticas de gestão para o crescimento e o desenvolvimento dos seus negócios.

Empreendedores ou futuros empreendedores que desejam conhecer melhor o Desenvolve Sorriso, podem procurar a Sala do Empreendedor, em anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Rota do Sol, onde também estão disponíveis serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor de empresa de pequeno porte.

“A intenção é ofertar as ferramentas para que com o tempo o empreendedor se torne independente na condução da sua empresa”, reforça o gestor da pasta.

Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre os bairros e as comunidades do interior.

Ficou com dúvidas? Quer participar de uma formação? É só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é ligar no 3545-8381.