O documento compara a distância de 140 quilômetros entre Sorriso e o distrito de Boa Esperança; e a distância de 60 quilômetros entre Sorriso e o Município de Ipiranga do Norte. “Mesmo com esta longa distância, nunca medimos esforços para ofertar o possível para o bem-estar de todos os moradores de Boa Esperança, desde a infraestrutura, assistência à saúde, educação e ao bem-estar social”, complementou Ari, reiterando que Sorriso continuará dando todo o apoio necessário até que o agora Município de Boa Esperança do Norte conclua todos os trâmites do processo necessário para ser, efetivamente, instalado como o 142.º município a ser criado em Mato Grosso.

Com a decisão, Nova Ubiratã perde 360 mil hectares do atual território, o que corresponderá a 80% do novo município. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso. A escolha de prefeito e vereadores se dará nas eleições do próximo ano

Em 2000, o Município de Boa Esperança do Norte chegou a ser criado pela Lei nº 7.264, de 29 de março daquele ano. No entanto, por conta da de um mandado de segurança formulado por Nova Ubiratã, o processo foi declarado como inconstitucional e o Município não chegou a ser instalado. “Agora, com a decisão da corte superior, esgotam-se as discussões e o Município poderá ser instalado”, completou Daniel Melo, assessor jurídico da Prefeitura.