Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos três ecopontos que recebem este tipo de material na cidade, como o ecoponto localizado no bairro Vila Romana (Rua São Pedro), o ecoponto do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Industrial), assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

A responsável pela coleta seletiva no município, Lucyellen Garcia, explica que o serviço também será estendido para os condomínios, mas dentro de critérios específicos, respeitando a legislação vigente. “Alguns condomínios já aderiram ao processo, e outros ainda estão em processo de adaptação”.

Mesmo nos bairros que contam com a seletiva, os moradores devem ficar atentos para não colocar vidros para a coleta. Estes resíduos, sempre limpos, devem ser descartados exclusivamente nos ecopontos. Vale a recomendação para sejam acomodados de maneira a não provocar acidentes no momento da coleta.

“Além da questão ambiental, a coleta de resíduos para reaproveitamento também gera renda para muitas famílias, que agora podem recolher os materiais já separados, limpos e organizados, o que garante melhores condições de trabalho”, explica a coordenadora, reforçando que o DMMEG foi organizado e as famílias dos catadores também foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira o cronograma da coleta de recicláveis em cada bairro:

Segunda-feira, a partir das 7 horas:

Rota do Sol

Terça-feira, a partir das 7 horas:

Benjamin Raiser

Santa Clara I e II

Monte Líbano I e II

Quarta-feira, a partir das 7 horas:

Alphaville

São Francisco

Village I e II

Santa Bárbara

Vila Romana

Quinta-feira, a partir das 7 horas:

Centro Norte

Jardim das Acácias

Sexta-feira, a partir das 7 horas:

Centro Sul

Bom Jesus

Sábado, a partir das 7 horas:

Residencial Mário Raiter

Coleta de resíduos orgânicos:

Também em setembro, no bairro Alphaville,  teve início o projeto-piloto de coleta de resíduos orgânicos para compostagem. De acordo com Lucyellen, o projeto está em fase de análise para que seja ampliado. “Já verificamos, por exemplo, que será necessário alterar a embalagem que vem sendo disponibilizada para a coleta, que atualmente é de papel, mas deve ser de plástico, para facilitar o descarte pelos munícipes”, adianta, informando que a embalagem será disponibilizada pela Prefeitura e deve ter uma cor específica, facilitando assim o processo.

Atualmente, a coleta do resíduo orgânico no Alphaville é feita às segundas, quartas e sextas-feiras, às 13 horas, por um caminhão específico. Podem ser descartados como resíduos orgânicos os restos de alimentos, erva-mate, saquinhos de chá e borra de café com filtro.