Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
Um meio de transporte ecologicamente correto e econômico, uma opção de atividade física e uma oportunidade de lazer. Independentemente do motivo, o fato é que as bicicletas fazem parte da paisagem sorrisense e para proporcionar um espaço adequado e seguro aos ciclistas e demais usuários do trânsito, a Prefeitura está implantando uma ciclovia bem no coração da cidade.
Com quase 5 km de extensão, a ciclovia localizada na Avenida Blumenau vai da Avenida João Baptista Francio até a primeira Rotatória do Bairro Rota do Sol. Para a pavimentação, o investimento global é de R$ 685.964,98, sendo metade deste valor em recursos próprios do Município e metade fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal.
A expectativa é que a obra, que está sendo executada pela empresa Câmara Pavimentação Asfáltica, contratada por meio de licitação, seja concluída até meados de setembro. O empreendimento conta com duas pistas de 1,25 metros de largura e, por longos trechos, elas estão unidas, já que o projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) levou em consideração as árvores e também os monumentos dispostos ao longo da Blumenau.
Para garantir a segurança de usuários do dispositivo de trânsito também no período noturno, a ciclovia será toda iluminada com luminárias de LED, o que confere mais luminosidade, conforto e economicidade. Ontem (22), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice, Gerson Bicego; assim como demais integrantes da Administração Municipal foram conferir o teste de luminosidade, já que o trabalho teve início há poucos dias e vem sendo executado pela equipe própria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a equipe técnica da Semcid.
“Nosso foco é unir segurança, modernidade e economia, proporcionando maior fluidez ao trânsito com espaços para a prática esportiva e o lazer saudável”, destaca o prefeito, comentando que, mesmo antes da conclusão o local já vem recebendo muitas pessoas que utilizam a área para a prática de atividade física. “Vamos avaliar de maneira conjunta este espaço e definir, com aval da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, as regras para sua utilização de maneira segura e democrática”, pontua.
Para adquirir o material que será utilizado na obra de iluminação da ciclovia, bem como em outros empreendimentos urbanísticos, como o lago que está sendo revitalizado entre os bairros Jardim Amazônia e Rota do Sol, por exemplo, a Prefeitura investiu R$ 386.280 em recursos próprios. O lote de materiais inclui postes, cabos, luminárias, eletrodutos e outros acessórios.
A utilização de LED na iluminação pública, por meio da ação “Sorriso Iluminado” teve início ainda em janeiro, no bairro São Domingos. Dentro do escopo do Programa Revitalização, a iniciativa consiste na instalação destas luminárias nas vias de maior movimento no município, bem como espaços públicos como praças e parques.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).