Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Ciclovia na Blumenau vai oferecer uma opção de transporte ecologicamente correto com mais segurança

Publicado em 23 de julho de 2020 às 09:57

Um meio de transporte ecologicamente correto e econômico, uma opção de atividade física e uma oportunidade de lazer. Independentemente do motivo, o fato é que as bicicletas fazem parte da paisagem sorrisense e para  proporcionar um espaço adequado e seguro aos ciclistas e demais usuários do trânsito, a Prefeitura está implantando uma ciclovia bem no coração da cidade.

Com quase 5 km de extensão, a ciclovia localizada na Avenida Blumenau vai da Avenida João Baptista Francio até a primeira Rotatória do Bairro Rota do Sol. Para a pavimentação, o investimento global é de R$ 685.964,98, sendo metade deste valor em recursos próprios do Município e metade fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal.

A expectativa é que a obra, que está sendo executada pela empresa Câmara Pavimentação Asfáltica, contratada por meio de licitação, seja concluída até meados de setembro.  O empreendimento conta com duas pistas de 1,25 metros de largura e, por longos trechos, elas estão unidas, já que o projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) levou em consideração as árvores e também os monumentos dispostos ao longo da Blumenau.

Para garantir a segurança de usuários do dispositivo de trânsito também no período noturno, a ciclovia será toda iluminada com luminárias de LED, o que confere mais luminosidade, conforto e economicidade. Ontem (22), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice, Gerson Bicego; assim como demais integrantes da Administração Municipal foram conferir o teste de luminosidade, já que o trabalho teve início há poucos dias e vem sendo executado pela equipe própria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a equipe técnica da Semcid.

“Nosso foco é unir segurança, modernidade e economia, proporcionando maior fluidez ao trânsito com espaços para a prática esportiva e o lazer saudável”, destaca o prefeito, comentando que, mesmo antes da conclusão o local já vem recebendo muitas pessoas que utilizam a área para a prática de atividade física. “Vamos avaliar de maneira conjunta este espaço e definir, com aval da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, as regras para sua utilização de maneira segura e democrática”, pontua.

Para adquirir o material que será utilizado na obra de iluminação da ciclovia, bem como em outros empreendimentos urbanísticos, como o lago que está sendo revitalizado entre os bairros Jardim Amazônia e Rota do Sol, por exemplo, a Prefeitura investiu R$ 386.280 em recursos próprios. O lote de materiais inclui postes, cabos, luminárias, eletrodutos e outros acessórios.

A utilização de LED na iluminação pública, por meio da ação “Sorriso Iluminado”  teve início ainda em janeiro, no bairro São Domingos. Dentro do escopo do Programa Revitalização, a iniciativa consiste na instalação destas luminárias  nas vias de maior movimento no município, bem como espaços públicos como praças e parques.

Texto: Decom
Fotos: Cleiton Isidoro