Conforme a psicóloga, a cultura organizacional é que define a missão, os valores, a visão e o código de ética da instituição. Entre os principais eixos, Verônica pontua que está a necessidade de fornecer conhecimento para que o colaborador possa formar uma identidade de pertencimento, e, como consequência, do entendimento e da apropriação dos valores da instituição no seu dia-a-dia. “Quando há esse entendimento, consequentemente o servidor passa a desenvolver suas atividades diárias de outra forma; pois ele passa a ter um senso de responsabilidade, ética e comprometimento alinhados com a instituição”, explica.

A psicóloga destaca que é necessário o servidor entender para se adaptar à cultura da empresa, no caso, a Prefeitura. “Hoje trabalhamos na maior empresa do município. São aproximadamente 2,5 mil pessoas entre colaboradores efetivos, contratados, estagiários e cooperados. Além de ser a empresa que mais emprega no município, a Prefeitura é diretamente responsável pelo bem estar e pelas decisões que irão afetar a vida dos demais cidadãos sorrisenses. Esses conceitos precisam estar claros para ser observados e respeitados”, pontua.

Para trabalhar esse contexto, Verônica tem usado abordagens simples, mas que apresentam resultados imediatos. São questões como: “estou tratando o outro como gostaria de ser tratado?”; “tenho orgulho do que faço?”; “se eu fosse o usuário do meu serviço, estaria satisfeito nesse momento?”. A intenção, explica a profissional, é despertar a empatia e fazer com que cada colaborador possa visualizar o trabalho que vem desempenhando.

“Obviamente que aos colaboradores cabe a decisão de escolha em trabalhar em uma organização que permita – e busca- a adequação entre suas características de personalidade e as características organizacionais da empresa”, diz Verônica. “Lembrando sempre que a cultura organizacional forte gera comprometimento organizacional e quem ganha com isso é a empresa/Prefeitura e o munícipe que sairá satisfeito”, salienta.

 “O objetivo da Prefeitura de Sorriso é ser referência em gestão pública promovendo o desenvolvimento sustentável tanto social quanto econômico, tornando o município um dos melhores lugares para se viver, e, essa é uma missão que os colaboradores do município podem e devem fazer unidos à população”, completa.

O secretário de Administração, Estevam Calvo, frisa que trabalhar os valores éticos e a missão da Prefeitura é fundamental. “Nossa meta, assim como de qualquer outra administração pública, é administrar com excelência os recursos públicos; servir o cidadão e promover a cidadania; afinal, é para isso que a esfera municipal está organizada. Toda e qualquer tomada de decisão da Prefeitura está orientada no interesse público, naquilo que é melhor para o município como um todo”, destaca Estevam. Opinião também compartilhada pelo secretário de Governo, Antônio Mazzei, que diz que essa é uma forma de fortalecer a estrutura institucional da Administração.

“E nesse momento em que estamos vivendo essa pandemia, ficou ainda mais claro o quanto o munícipe demanda da atenção, do cuidado e do olhar humanizado da gestão pública”, acrescenta o controlador interno do município, Laércio Garcia.

Amanhã (24), quem participará da palestra serão os colaboradores da Secretaria de Transportes na sede da pasta. O encontro será às 7 horas.