Na manhã desta sexta-feira (13), profissionais das secretarias da Cidade (Secid), de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e da Procuradoria Jurídica do município, reuniram-se para fazer o levantamento do material necessário para esta intervenção e para o parque semafórico, visto que a “onda verde” também é uma das propostas do PAIT para dar mais fluidez e segurança ao trânsito do município.
“Estamos fazendo todo o levantamento necessário para colocar em prática essa proposta, que, aliada às demais ações do PAIT, vai modernizar nossa malha viária urbana”, destaca o titular da Secid, Ednilson Oliveira.
“Para assegurar que tudo ocorra de maneira tranquila e segura, estamos acompanhando todas as etapas do processo, de forma a agir preventivamente na orientação de condutores e pedestres”, comenta o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.
Além deste binário na região da Área Verde Central, também estão previstos binários entre Perimetral Noroeste e a Avenida Santa Maria; e entre Perimetral Nordeste e a Rua Vinícius de Moraes. Outra medida proposta pela empresa é a implantação de semáforos no lugar de rotatórias nas avenidas Porto Alegre, Blumenau, Curitiba, Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil. Segundo o estudo, estas avenidas apresentam problemas de geometria e não comportam a aproximação de mais de dois veículos, o que causa aumento do congestionamento e acidentes. “Para tanto, serão instalados novos semáforos, que serão interligados e temporizados”, acrescenta Ednilson.
Outra mudança proposta pelo PAIT, mas ainda sem previsão de ser colocada em prática, é a revitalização da Avenida Natalino João Brescansin, que passará a ser de mão única desde seu início na Perimetral Sudeste até a Praça da Juventude, no sentido BR 163 / Praça da Juventude. Somente um pequeno trecho será mantido de mão-dupla, entre a Rua das Videiras e a Avenida Otávio Souza Cruz, por conta do hospital instalado na região.