Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Atenção ao prazo
Avaliação dos servidores segue até o fim de novembro

Publicado em 07 de novembro de 2023 às 09:17
Desde 2021, o processo é feito online

Servidores efetivos e comissionados da Prefeitura de Sorriso têm até o dia 30 de novembro para fazer sua avaliação. Estes 1.836 servidores devem participar do processo, que envolve as seguintes fases: autoavaliação, na qual o próprio servidor avalia seu desempenho, e a avaliação da chefia imediata, em que seu coordenador emite um parecer sobre a atuação do funcionário ao longo do ano.

O processo passou a ser online a partir de 2021, facilitando assim o processo, reduzindo o volume de papel e garantindo mais sigilo ao trâmite. Os gestores, que são responsáveis por liderar equipes, também passam por uma avaliação específica, mas o processo é o mesmo: cada líder se autoavalia e, depois, o gestor acima dele também tece sua análise.

O que mais será analisado?

A avaliação vai analisar ainda o clima organizacional, permitindo que cada servidor possa avaliar seu chefe imediato, assim como seu ambiente de trabalho.

Estágio probatório

Servidores que ainda estão em estágio probatório, aquele período de três anos após a efetivação do concurso devem preencher a avaliação específica.

Professores devem ficar atentos

No caso dos professores de carreira, o processo também é diferenciado, pois devem anexar os certificados de participação em cursos e treinamentos. São aqueles ofertados pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), mas também é possível ir além e anexar também cursos feitos em outras instituições, se for o caso.

Avaliação passo a passo

E agora, trocando em miúdos, como será este processo? É só acessar a barra bem no alto do site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), clicar em “Servidor” e depois em “Avaliação”. Cada servidor precisa ter uma conta de acesso cadastrada no site da Prefeitura. É aquela mesma conta utilizada para acessar o holerite. Ixi, não tem conta cadastrada? Calma! Tem como criar uma na hora ou então recuperar a senha, caso a pessoa tenha esquecido.

O secretário de Administração do Município, Estevam Calvo, explica que, assim como vem sendo feito desde 2021, para os servidores mais ligados aos serviços operacionais, sem muita intimidade com o computador, haverá apoio para o acesso à avaliação, sempre resguardando o sigilo na hora do preenchimento do questionário. “A avaliação é um processo indispensável para o processo de desenvolvimento constante de nossos servidores, sempre focando no atendimento de excelência ao cidadão”, reforça o secretário.

Não concordo. E agora?

E se o servidor não concordar com esta avaliação? Bom, a prova dos 9 é feita por uma Comissão de Recursos. Neste caso, é preciso voltar ao papel, mas só um pouquinho. O servidor que questionar sua avaliação deve preencher um requerimento, também disponível no site da Prefeitura, assinar e entregar o documento no Setor de Protocolo do Paço Municipal. A partir daí, a comissão irá analisar as notas, podendo alterá-las ou validá-las, com as devidas justificativas.

Tá com dúvida?

Para sanar dúvidas sobre o processo, é só entrar em contato com o Departamento de Recursos Humanos pelo 3545 4762, das 7h às 13h, ou então enviar um e-mail para rh.avaliação@sorriso.mt.gov.br.

Texto: Nádia Mastella
SIC