“Em julho, novamente fomos surpreendidos com o adoecimento do cardume. Acionamos a zootecnista e, depois de verificar a situação do tanque, demos início ao tratamento. Não perdemos nenhum peixe sequer. Diante dessa experiência, posso afirmar que a assistência técnica da Semasa salvou nossa produção”, disse Viviane ao pontuar que a intervenção “transformou prejuízo em lucratividade”. Prestes a fazer a despesca, a piscicultura revela que a meta de produção para esse ano é de 7,5 toneladas de peixe.

O depoimento foi compartilhado pela agricultora durante o Dia de Campo da Piscicultura da Agricultura Familiar, promovido nesta quarta-feira (28), na Estância São Pedro, no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso. Viviane abriu as portas da propriedade familiar para apresentar os resultados obtidos, e ao mesmo tempo auxiliar outros pequenos produtores nas tomadas de decisões.

“A agricultura familiar tem essa peculiaridade. Quando um produtor consegue solucionar um problema ele quer compartilhar o aprendizado. Isso é muito prazeroso e demonstra que estamos no caminho certo”, avalia a coordenadora do programa Mais Peixe, Martinha Leal.

Para o gestor da pasta, Marlon Zanella, tão importante quanto estimular o aumento da produção é assegurar a qualidade dos produtos oriundos da agricultura familiar.

“Umas das funções precípuas da Semasa é oferecer assistência técnica do início ao fim do processo produtivo, e com isso fortalecer ainda mais a agricultura familiar. Exemplo disso, são os programas Frutifica Sorriso; VitaMel; Horta Viva; Ave Caipira; Patrulha Mecanizada; Serviço de Inspeção Municipal [SIM]; programa de Microcrédito Rural; Mais Peixe, entre outros disponibilizados para pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e Santa Rosa, Cinturão Verde, Projeto Casulo, e demais propriedades adjacentes”, descreve.

“Uma gestão eficiente precisa estar atenta aos números. Quando decidimos implantar a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar definimos quais seriam as diretrizes para curto, médio e longo prazo. Os dados falam por si só. Os resultados têm sido bastante satisfatórios e o meu desejo é que o próximo gestor tenha o mesmo cuidado com o setor”, contextualizada o prefeito Ari Lafin ao avaliar que “ao incentivar a produção agrícola, o Município está contribuindo efetivamente com a oferta de alimentos para o consumo local”.

Também participaram do evento o vice-prefeito, Gerson Bicego; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Adriano Denardi; o secretário-adjunto da Semasa, Enivaldo Golmini; o responsável pela Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), Omar Roberto da Silva; estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); além de representantes do Clube Amigos da Terra (CAT); da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer); e das cooperativas Cresol e Sicredi.

O Dia de Campo da Piscicultura da Agricultura Familiar contou com apoio da RB Aquacultura, Brycon Fish, Sistema Cresol e do CAT Sorriso.