Alunos das oficinas culturais de Sorriso participam de pré-seleção da Escola de Teatro Bolshoi em Sinop, audição irá classificar bailarinos clássicos para a etapa final da seleção nacional, que acontecerá em Joinville/SC, nos dias 18 e 19 de outubro de 2024.

No próximo domingo (23), 13 alunos dos polos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) de Sorriso irão participar em Sinop da pré-seleção para novos bailarinos, com oferecimento de bolsas de estudos, da Escola de Teatro Bolshoi para a sede em Joinville/SC.

As inscrições, que começaram no dia 25 de março, ficam abertas até hoje, 19 de junho, às 23:59 (horário de Brasília), e podem ser feitas no site www.escolabolshoi.com.br/audicoes com taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). O edital completo está disponível no site da Escola Bolshoi.

O instrutor de dança da Semcultj, Dhiefferson Lopes de Lima, qualifica como positiva a participação dos alunos neste tipo de evento. “A possibilidade ofertada aos bailarinos da Secretaria, além de representar o município de Sorriso nesses simpósios, e oportunizar uma possível carreira artística reconhecida, incentiva outras crianças à prática da dança”, avalia.

Para o gestor da pasta, Salles Fernandes, participar da audição da Escola de Teatro Bolshoi é certamente um momento muito especial para a secretaria. “São eventos como este que consolidam o esforço de nosso trabalho cotidiano. Investimos muito na formação e capacitação de nossos alunos e professores. Precisamos expandir nossas fronteiras para verificar a qualidade de nosso trabalho”, ressalta.

O que os candidatos precisam saber

As vagas são para candidatas do sexo feminino nascidas em 2014 e 2015, não sendo exigido conhecimento ou vivência em dança. Já para candidatos do sexo masculino, nascidos entre 2007 e 2012, é obrigatório ter conhecimento/experiência em dança.

As meninas deverão portar top, shorts, cabelos presos em coque e estar com os pés descalços. Aos meninos, pede-se que vistam bermuda ou calça justa, camiseta regata, sapatilha e meia.

O local da pré-seleção será na Escola Palco, situada na Av. das Figueiras, 6604, Aquarela das Artes. O horário de início está previsto para às 8h00, devendo os participantes comparecerem com 30 minutos de antecedência.

Resultados

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado no site www.escolabolshoi.com.br no dia 25 de junho de 2024. Após esta etapa, a Escola Bolshoi encaminhará um e-mail para os alunos com instruções para a fase final da seleção nacional, que acontecerá em Joinville/SC, nos dias 18 e 19 de outubro de 2024.

Projeto Conexão Dança

A audição da Escola Bolshoi integra a programação do mais completo evento de dança de Mato Grosso, o Conexão Dança, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho, na sede da Escola Palco, em Sinop.

O 12° Conexão Dança, promovido pela Escola Palco e financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Sinop, tem como objetivo proporcionar uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento para dançarinos que desejam se aprimorar em diferentes técnicas e ter contato com grandes nomes da dança.

“O objetivo, como o nome já diz, é conectar, agregar, trazer mais conhecimento e proporcionar para a comunidade a oportunidade de ver dança, ver outras escolas e grupos profissionais”, afirma Claudiano Christ, CEO da Escola Palco, que reforça também a importância de criar a oportunidade de crianças, jovens e adultos participarem de audições para grupos de dança profissionais durante o Conexão Dança.

Programação

Serão três dias durante os quais os participantes irão vivenciar workshops de ballet, jazz, contemporâneo, dança do ventre e curso de empreendedorismo na dança. Além da programação de workshops, haverá seminário de dança, audição da Cia Raça, pré-seleção da Escola Bolshoi e mostra de dança ministrados por profissionais renomados como os bailarinos Lenon Victorino e Jonathan Lanna.

Os ingressos para a Mostra de Dança podem ser adquiridos pelo site escolapalco.com.br e pelo WhatsApp (66) 9 9655-5442. O valor da entrada é de R$20,00 mais um produto de limpeza que será destinado à APAE.