O prefeito Ari Lafin participou ontem (03), da entrevista coletiva que tratou do  4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos que será realizado amanhã (05), das 7h às 15h, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão, o IMA.

Lafin ressaltou a participação direta da Administração Municipal na realização do evento por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). “Estamos participando diretamente deste evento, realizado em cooparceria com o Sindicato Rural e o Clube Amigos da Terra (CAT), pois acreditamos na importância de discutir tendências produtivas mundiais com foco em soja e milho no município que é a capital nacional do agronegócio no país”, ressaltou.

Segundo o prefeito, o encontro integra o calendário de eventos do mês de maio. “Estamos comemorando neste mês os 31 anos de Sorriso, e ficamos imensamente felizes de incluir um debate tão importante quanto esse para a agricultura dentro da programação de aniversário”, destacou.

O responsável pela Sama, Sardi Trevisol, também apontou a importância do evento que abordará técnicas de manejo, doenças e custos. “Precisamos buscar alternativas para diminuir distâncias e custos e buscar tecnologias”, disse.

Já o presidente do CAT, Darci Ferrarin, lembrou que esta é a quarta edição do evento e “que as anteriores foram sucesso”. Ferrarin pontuou ainda que “teremos quatro palestrantes conceituados da Embrapa com demonstrações in loco de cada sistema produtivo”.

A principal palestra, com tema “Tendências do agronegócio mundial e brasileiro com foco em soja e milho”, será ministrada pelo  engenheiro agrônomo e técnico em agropecuária, Vlamir Brandalizze que também é especialista em Mercados Agrícolas, consultor de mercados agrícolas e atua nos setores de soja, milho, arroz, trigo, feijão e agroenergia, há 30 anos.

Brandalizze é consultor de jornais como Folha de São Paulo, já trabalhou na Agência O Globo (Organizações Globo) na área Agro Eonômica por 10 anos. Consultor do Canal Rural e autor de vários estudos de viabilidade econômica do setor agropecuária no Sul e Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. 

 Além da palestra principal e de uma apresentação institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar-MT, o evento também vai contar com uma vitrine tecnológica divida em 5 estações. O manejo de solo será o tema abordado na primeira estação. A segunda vai abordar os sistemas integrados de produção. Na terceira estação o assunto é a informática no campo trazendo para o público as tecnologias disponíveis e aplicáveis na produção agrícola. O manejo de doenças e nematoides, preocupação constante dos agricultores, será o assunto da quarta estação. E o quinto espaço vai abordar a microbiologia do solo. 

 

Realização

 O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é realizado pelo Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso em cooparceria com o Sindicato Rural de Sorriso e a Prefeitura Municipal. A parceria técnica é da Embrapa-MT e do IMA, o Instituto Matogrossense do Algodão. O apoio é da RTRS, WWF-Brasil e do Cidesa, o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires.