Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Serviço De Acolhimento Institucional Para Criança E Adolescente – Nosso Lar
É um espaço que visa oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção
A aplicação da medida de acolhimento institucional se dá por meio da expedição de uma guia de acolhimento pelo poder judiciário
A casa presta os seguintes serviços: acolhimento, proteção as crianças e adolescentes que sofrem agressões provenientes dos pais e tutores, acompanhamento e orientação de assistente social e psicólogo, encaminhamentos para a rede de saúde (consultas médicas, odontológicas, psicológicas), atividades sócio – recreativas e culturais, visitas de seus familiares, atendimento com vestuário, higiene pessoal, assistência religiosa, escolar e outros.