Saúde Unidade de Pronto Atendimento - UPA Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências.
Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 Horas
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Urgências e Emergências é o serviço de pronto atendimento aos usuários do SUS, seja para atendimentos de Urgências ou Emergências e outros não tão urgentes.
Esta Unidade está preparada para receber, atender, estabilizar e encaminhar para o nível terciário ou alta conforme a evolução da saúde do usuário, até mesmo realizar educação em saúde e contra-referenciar para as USF. Conta diariamente com 3 médicos generalistas por turno, e nos dias de maior fluxo que são feriados prolongados e finais de semana, até 4 médicos. Sorriso possui somente esta unidade aberta 24 horas ininterruptas nos 365 dias do ano.
Requisitos / Documentos necessários
Cartão SUS;
Documento de identificação com foto;
Para pessoas em situação de rua e nos casos em que há risco de vida (urgência e emergência) estes documentos não são exigidos, conforme previsão em lei.
Principais Etapas do Serviço
Identificação na recepção;
Atendimento/acolhimento de enfermagem para a coleta das queixas e Classificação de Risco, segundo a Escala de Prioridades de Manchester;
Respeitando a classificação, o usuário será atendido pelo médico em consultório;
Os casos de Emergência trazidos pela equipe do Corpo de Bombeiros ou demais equipes de Resgate, são recepcionados e imediatamente atendidos pela equipe multidisciplinar no Box de Emergência.
Formas de Prestação de Serviço
Acolhimento e identificação dos usuários com Etiqueta com o Nome próprio;
Atendimento pelo médico;
Atendimento pela Equipe de Enfermagem para prosseguir com a prescrição médica nos casos de necessidade em permanecer na unidade até melhorar da queixa;
Atendimento médico com receita de medicamento para uso doméstico;
Atendimento médico e Regulação para o Nível Terciário para os casos de maior complexidade.
Previsão de prazo para realização do serviço
Conforme Classificação de Risco: 240 minutos para os usuários classificados como Azul; 120 minutos para os casos classificados como Verde; 60 minutos para os casos classificados como Amarelo; 15 minutos para os casos classificados como Laranja e atendimento imediato com a presença do médico para os casos classificados como Vermelho.