Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Carta de serviços
Compromisso com cidadão
Educação
Setor de Projetos

O Setor de Projetos da SEMEC é responsável pela implementação e acompanhamento de Projetos Educacionais do Município e também responsável pelos projetos do Governo Federal no Município.

Com o Foco na Sustentabilidade por meio da educação ambiental e com reflexos na educação alimentar e financeira. O Programa está alicerçado na criação de uma moeda social (verdinho), que é trocada por materiais recicláveis coletados pelos alunos e utilizados na aquisição de produtos naturais saudáveis. Projeto do SEBRAE com apoio do Sicredi Celeiro MT /RR e Secretarias Municipais de Educação e Cultura - Saúde e Agricultura e Saneamento.

- Projeto Piloto na Escola Professora Ivete Lourdes Arenhardt (Turmas de 3º e 4º ano);

- Escola Papa João Paulo II

PROERD

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - Parceria entre a Policia Militar, a Escola e a família. Orienta os estudantes dos 5° anos, a conduzir sua vida livres do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. O PROERD é uma atividade Educacional preventiva e de Valorização da Vida. Trata assuntos como bullying, combate às drogas, a violência entre outros.

- Escolas: Ivete L. Arenhardt - CMEB Sorriso - Papa João Paulo II e São Domingos.

A União faz a Vida tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de Cooperação e Cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. Acordo de Parceria entre o Sicredi Celeiro MT/RR e o Município de Sorriso por meio da SEMEC.

- Conhecendo o Programa A União faz a Vida

- Formação para Equipe Gestora e Professores

- Seminário e Assessoria às Escolas x Desenvolvimento do Projeto

- Desenvolvimento do Programa com os alunos e Mostra dos Projetos a Comunidade Escolar

- III Webinar -2022

- Projeto para a Educação Infantil e desenvolvido nas seguintes Unidades Escolares: CEMEIS: Doce Infância e São Domingos / Escolas: Valter Leite e Rolf Bachmann.

O Projeto incentiva o comportamento empreendedor, de forma a estimular o protagonismo juvenil. A Partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios. Parceria entre o SEBRAE MT e a Prefeitura de Sorriso por meio da SEMEC. Temas trabalhados:

- 1° ano: O mundo das ervas aromáticas -2° ano: Temperos naturais - 3° ano: Oficina de brinquedos ecológicos - 4° ano: Locadora de Produtos - 5° ano: Sabores e Cores.

- Capacitação para os Professores

- Atividades com os alunos e Feira do Empreendedor.

- Escolas: Vila Bela - Escola Boa Esperança - Escola Leôncio

Jornada de Educação Financeira - Cooperação na Ponta do Lápis

Ações de Educação Financeira que possibilitam o saber, para o desenvolvimento de uma vida financeira sustentável, com a finalidade de apresentar ferramentas para o planejamento financeiro e reflexão sobre a vida financeira e como melhorar suas relações com as finanças.

* Acordo de Parceria entre o Sicredi Celeiro MT/RR e o Município de Sorriso MT x SEMEC

- Capacitação para os Professores e Ações com os alunos do 1° ao 5° ano

- Caderno Pedagógico - Atividades e Mostra de Trabalhos.

- O projeto acontecerá nas Escolas: Professora Matilde L. Zanatta Gomes e Geni Forgiarini


Educação Financeira nas Escolas

Aprendendo Educação Financeira com a Turma da Mônica - Palestra - Vídeos - Gibis; cujo objetivo é cooperar para uma Vida Financeira Sustentável; como também contribuir na Formação das Crianças em relação ao dinheiro e seu futuro. Parceria Sicredi Celeiro MT /RR e a SEMEC.

- Escolas: Leonel - Jardim Bela Vista - Valter Leite - Leôncio - Papa João Paulo II - Gente Sabida - São Domingos - Francisco Donizeti

Campo Limpo

PEA - Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. Tema: Minha atividade na Logística Reversa - Cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos e o gerenciamento após o fim do seu ciclo de vida. Projeto com o objetivo de mostrar soluções de como reduzir o lixo doméstico e os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente. Projeto em Parceria com a ADRA e a CEARPA de Sorriso MT.

- Concurso de Desenho 4° ano e Redação 5° ano;

- Projeto desenvolvido em 09 Escolas: - Escola Caravágio - Escola Boa Esperança - Escola Primavera - Escola Aureliano - Escola Leonel - Escola Matilde - Escola Francisco Donizeti - Escola Vila Bela e Escola Jardim Bela Vista.


MPT na Escola - Projeto Resgate à Infância

Tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. Projeto em Parceria com a Procuradoria do Trabalho da 23° Região - Ministério Público do Trabalho / MT e a SEMEC.

- Temática: A Escola no Combate ao Trabalho Infantil;

- Concurso de Desenho e Poesia para os 4° e 5° anos. Entrega de Kits aos Professores;

- O Projeto acontecerá nas Escolas São Domingos e CEMEB Sorriso com alunos dos 4° e 5° anos.

Programa Soletrando

O objetivo do Projeto é incentivar e motivar os educandos a desenvolver de forma prazerosa as habilidades de leitura e conhecimento, através de uma competição saudável, visando a ampliação do vocabulário, compreensão do significado e ortografia correta das palavras. Projeto proposto pela Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso MT em parceria com a SEMEC.

- A disputa será entre os alunos dos 6° anos das Escolas Públicas e Privadas do Município de Sorriso.

Com o objetivo de incentivar a Leitura, a produção de texto e a ilustração, os Professores são capacitados e desenvolvem o tema e o gênero literário Carta com os alunos dos 4° e 5° anos. Os trabalhos (textos e ilustrações devem expressar a visão dos alunos sobre o tema. Toda a Escola tem a garantia da Publicação de um texto. O Projeto tem o patrocínio da AGEA e suas Concessionárias. (Águas de Sorriso em parceria com a SEMEC).

- Oficina de Formação aos Professores

- Reflexão e desenvolvimento do Projeto

- O Fechamento consiste em um livro com os melhores trabalhos dos alunos

- Escolas: Geni Forgiarini - Jardim Bela Vista - Vila Bela - CMEB Sorriso - Francisco Donizeti - Ivete Lourdes Arenhardt - Caravágio - São Domingos - Boa Esperança - Papa João Paulo II - Rui Barbosa

Concurso de Desenho com o Tema: “O agro na Escola; Um Sorriso para o Agro - Produzindo alimentos com responsabilidade”, que será utilizado na VII Cartilha “Amigos da Terra”. O Objetivo é envolver os estudantes através do conhecimento, práticas e soluções sustentáveis para os cuidados e proteção do meio ambiente e a produção de alimentos. Parceria entre Associação Amigos da Terra / CAT e a SEMEC.

- O Projeto será desenvolvido com os alunos dos 6°e 7° anos e Professores de Ciências;

- Entrega das Cartilhas aos alunos sobre o assunto em 2023.

A Árvore de Livros - Atualidades

Plataforma digital de leitura de textos de atualidades e informativos, com mais de mil sequências de atividades gamificadas e torna a leitura mais divertida. A integração da leitura com a tecnologia.

A Árvore de livros também oferece uma área de criação e atribuição didática de atividades para o educador, são sequências didáticas alinhadas a BNCC. Parceria entre a COFCO e a SEMEC.

- Capacitação para os Professores;

- Escola Municipal Aureliano (Turmas de 4º ano).

Filhos no Campo

O Objetivo é informar e conscientizar os estudantes a respeito dos desafios técnicos que existe numa Propriedade rural na produção de alimentos e incentivá- los profissionalmente para a área agrícola. Parceria entre a APROSOJA e a SEMEC.

- Aula de Campo na Caramuru;

- Escola Papa João Paulo II.

CGU - Um por Todos e Todos por Um

O Projeto visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados à ética, à cidadania e ao controle social por meio do incentivo à reflexão e o papel de cada indivíduo na sociedade. Parceria entre Controladoria Geral do Município e SEMEC.

- Concurso de desenho para os 5° anos - Tema: Conversando com a gente se entende;

- O Projeto será desenvolvido com os alunos dos 5° anos das Escolas Municipais.

Ações Culturais


Senar - Cine Senar - Sessão de Cinema com o Filme Luca. Projeto com o objetivo de levar cultura e diversão aos alunos. Parceria entre o SENAR e a SEMEC

- Escola São Domingos.

- Entrega de algodão doce e pipoca aos alunos.


Senar - Filhos no Campo - Visita a uma Propriedade Rural com o objetivo de vivenciar o dia a dia de uma Propriedade a qual produz alimentos. Parceria entre o SENAR - MT e a SEMEC. - Escola Aureliano Pereira - Turma do 4° ano


Sesc Cultural - Movimenta 2022 - Atividade Cultural Contação de Histórias- Apresentação de Circo - Oficinas - Jogos e brincadeiras - Escola - Francisco Donizeti


Baú da Leitura - Projeto que incentiva a leitura, desenvolve atividades de teatro e oficina de contação de história aos alunos. Doação de um baú da leitura com 150 livros infanto-juvenil, além de fantoches, brinquedos, jogos educativos e dedoches.

Parceria entre a COFCO ea SEMEC.

O baú com livros e demais materiais será doado à Biblioteca Monteiro Lobato.

Oficina de contação de histórias - Escola Aureliano.


Famato Jovem - Palestra ministrada por um profissional com dinâmicas de aprendizagens. Visita dos alunos a uma propriedade rural sustentável que visa demonstrar a realidade no campo e o aproveitamento dos resíduos.

Escola Municipal Flor do Amanhã e Escola Municipal Jardim Amazônia.


Missão Natureza - Espetáculo - Apresentação do Espetáculo Missão Natureza da turma da Ação. A natureza pede ajuda! O Projeto busca despertar nas crianças o prazer e o gosto pelo teatro, também foca na consolidação de valores como cidadania, respeito, liberdade, criatividade, autonomia e principalmente a imaginação. Missão Natureza é uma divertida aula sobre a importância de preservar a natureza e os 5Rs da Sustentabilidade. Um por todos e todos pela natureza! Parceria entre a BAYER e a SEMEC.

Serão distribuídas cartilhas do Meio Ambiente aos alunos. Duas apresentações na Escola; sendo uma pela manhã e outra à tarde.

- Escolas: Valter Leite - Vila Bela- CMEB Sorriso - Gente Sabida - Flor do Amanhã

Dúvidas ?
3545-8128/8125

EDUCAÇÃO
Avenida Tancredo Neves, n° 124, Centro Sul.
(66) 3545-8100
Avaliação

Avaliar este serviço
Avaliar Serviço

0
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi