Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
Objetivo(s)
Cabe ao Departamento Pedagógico:
Elaborar diretrizes e normas pedagógicas para a rede municipal de ensino;
Analisar e avaliar os resultados das avaliações internas e externas aplicadas no município;
Realizar intervenções com os coordenadores e orientadores escolares, visando sempre auxiliar nas dificuldades de aprendizagens encontradas na rede;
Propor medidas para a adequação e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
Planejar e gerir programas de formação continuada de permanente atualização e produção de conhecimentos e saberes aos profissionais da rede municipal, juntamente com o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso – CEMFOR;
Participar e subsidiar programas e projetos de exigência pedagógica implementados pelos órgãos municipais e também federais.
Assegurar que todas as propostas, em todas as etapas, estejam amparadas no Documento Curricular Municipal e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Estrutura:
O Departamento Pedagógico conta com a seguinte estrutura:
Metodologia da Educação Infantil
O trabalho realizado na Educação Infantil do município de Sorriso acontece a partir de projetos com temas geradores, numa perspectiva protagonista do processo de construção de conhecimento, considerando a criança em suas interações, manifestações, associadas ao educar, cuidar, dentro dos eixos norteadores - Interações e Brincadeiras.
Sendo assim, o planejamento do professor precisa ser flexível em sua prática e entender a criança como centro do ensino e aprendizagem, numa perspectiva protagonista do processo de construção de conhecimento, considerando as vivencias, manifestações e interesses, visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Nas etapas maternal II e pré-escola são realizadas sondagens de aprendizagem de acordo com os objetivos de conhecimento destas fases.
Metodologia do Ensino Fundamental
Do primeiro ao terceiro ano, a rede conta com livros disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, material didático de excelente qualidade que atende às demandas de aprendizagem neste nível de ensino. São aplicadas avaliações bimestrais em toda a rede de ensino, para averiguação e consolidação das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Documento Curricular Municipal – DCM, dos componentes Língua Portuguesa e Matemática.
A partir do quarto ao nono ano, as escolas do município possuem sistema de ensino apostilado - “Aprende Brasil”. Esse material oferece um grande diferencial para a educação, com livros de altíssima qualidade. São ofertados professores de apoio para todas as etapas de ensino, com o intuito de proporcionar a recomposição de aprendizagem dos estudantes. Também são aplicadas avaliações bimestrais para averiguação e consolidação das habilidades propostas pela Base nacional Comum Curricular – BNCC, dos componentes Língua Portuguesa e Matemática.
Reconhecimentos
- Premiação no Alfabetiza MT: 2021 com 2 escolas; 2022 com 9 escolas; 2023 com 11 escolas e em 2024 com 8 escolas premiadas.
- Prêmio - Selo Ouro de Alfabetização;
- ICMS Educação MT - 2022 1º Lugar e em 2023 2º Lugar.
- Programa em tempo Integral reconhecimento de Boas Práticas em 2024.