Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Carta de serviços
Compromisso com cidadão
Educação
Departamento de Coordenação Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura- SEMEC disponibiliza o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano) em vinte e duas escolas da rede, sendo que três delas ofertam Ensino Integral e 16 Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIS, atendendo crianças de 06 meses a 05 anos de idade. Atende também a três Distritos: Boa Esperança, Caravágio, Primavera, e a duas Comunidades: Assentamento Jonas Pinheiro e Morocó.

Oferecem ensino em tempo integral, totalizando quarenta horas semanais as escolas: Professora Maria Teresa Paloschi, Professora Geni Terezinha Forgiarini e Professora Matilde Luiza Zanatta Gomes, mantendo os alunos por mais tempo nestas unidades escolares e com uma grade curricular específica para cada realidade. Além das disciplinas obrigatórias que são ministradas em todas as demais escolas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Educação Física, Ensino Religioso e Arte, também são oferecidas: Educação Financeira, Capoeira, Teatro, Meio Ambiente, Contação de História e Desenho.

ESCOLAS

   

CEMEIS

   

Principais Etapas do Serviço - Departamento Pedagógico

As matrículas para a Educação Infantil são realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conforme ordem da lista de espera realizada pelos pais/responsáveis das crianças junto a Central de Vagas da Secretaria. Já no ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais ocorrem nas escolas e na Secretaria de Educação (Central de Vagas), conforme cronograma disposto no calendário escolar. A matrícula é realizada após a apresentação dos documentos necessários.

Estrutura:

O Departamento Pedagógico conta com a seguinte estrutura:

  • Coordenação da Educação Infantil;
  • Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais;
  • Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais;
  • Coordenação das Escolas em Tempo Integral.

Atribuições:

Cabe ao Departamento Pedagógico:

  • Elaborar diretrizes e normas pedagógicas para a rede municipal de ensino;
  • Analisar e avaliar os resultados das avaliações internas e externas aplicadas no município;
  • Realizar intervenções com os coordenadores e orientadores escolares, visando sempre auxiliar nas dificuldades de aprendizagens encontradas na rede;
  • Propor medidas para a adequação e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
  • Planejar e gerir programas de formação continuada de permanente atualização e produção de conhecimentos e saberes aos profissionais da rede municipal, juntamente com o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso – CEMFOR;
  • Participar e subsidiar programas e projetos de exigência pedagógica implementados pelos órgãos municipais e também federais.
  • Assegurar que todas as propostas, em todas as etapas, estejam amparadas no Documento Curricular Municipal e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Metodologia da Educação Infantil

O trabalho realizado na Educação Infantil do município de Sorriso acontece a partir de projetos com temas geradores, numa perspectiva protagonista do processo de construção de conhecimento, considerando a criança em suas interações, manifestações, associadas ao educar, cuidar, dentro dos eixos norteadores - Interações e Brincadeiras.

Sendo assim, o planejamento do professor precisa ser flexível em sua prática e entender a criança como centro do ensino e aprendizagem, numa perspectiva protagonista do processo de construção de conhecimento, considerando as vivencias, manifestações e interesses, visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Nas etapas maternal II e pré-escola são realizadas sondagens de aprendizagem de acordo com os objetivos de conhecimento destas fases.

Metodologia do Ensino Fundamental

Do primeiro ao terceiro ano, a rede conta com livros disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, material didático de excelente qualidade que atende às demandas de aprendizagem neste nível de ensino. São aplicadas avaliações bimestrais em toda a rede de ensino, para averiguação e consolidação das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Documento Curricular Municipal – DCM, dos componentes Língua Portuguesa e Matemática.

A partir do quarto ao nono ano, as escolas do município possuem sistema de ensino apostilado - “Aprende Brasil”. Esse material oferece um grande diferencial para a educação, com livros de altíssima qualidade. São ofertados professores de apoio para todas as etapas de ensino, com o intuito de proporcionar a recomposição de aprendizagem dos estudantes. Também são aplicadas avaliações bimestrais para averiguação e consolidação das habilidades propostas pela Base nacional Comum Curricular – BNCC, dos componentes Língua Portuguesa e Matemática.

Dúvidas ?
3545-8111/8112

EDUCAÇÃO
Avenida Tancredo Neves, n° 124, Centro Sul.
(66) 3545-8100
Avaliação

Avaliar este serviço
Avaliar Serviço

0
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi