Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Carta de serviços
Compromisso com cidadão
Educação
CEMFOR
Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso.

O Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso - CEMFOR, criado através da Lei Nº 2.985, de 14 de outubro de 2019, está situado anexo a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, na Praça da Juventude. Criado com objetivo de instigar a reflexão, a motivação, a implementação de ações para melhoria da prática pedagógica, através da formação continuada para profissionais da educação durante o período letivo. Desde 2018, vem atendendo aproximadamente 1.200 profissionais da Rede Municipal, contemplando também alguns profissionais da APAE e dos Projetos Sociais de Sorriso.
A formação continuada é ferramenta para construção do conhecimento, podendo alavancar iniciativas para o aprimoramento e desenvolvimento do trabalho realizado no âmbito escolar. Através da garantia legal dada pela Constituição Federal (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, Lei nº 9.394/1996), Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, Lei nº 13.005/2014), Plano Municipal de Educação (PME) (SORRISO, Lei nº 2.496/2015), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), o município de Sorriso busca avançar neste contexto.  

O CEMFOR atende de segunda a sexta-feira, com formações quinzenais voltadas ao seguinte público:

•Pedagogos – Etapa da Educação Infantil;
•Pedagogos – Etapa Ensino Fundamental - Anos iniciais – 1º ao 5º ano;
•Pedagogos – Apoio Pedagógico - Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais;
•Pedagogos – Componente Curricular Ciências e Arte;
•AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Das áreas:

Linguagem:
- Português;
- Arte;
- Inglês;
- Educação Física – Educação Infantil;
- Educação Física – Ensino Fundamental - Anos iniciais e finais;

Matemática - Ensino Fundamental - Anos finais;

•Ciências da Natureza – Ensino Fundamental - Anos finais;

•Ciências Humanas - Ensino Fundamental - Anos finais:
- História;
- Geografia.

O CEMFOR oferta formações em Tecnologias Educacionais ao público docente, atendendo profissionais das etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), bem como para Gestores. A inserção de novas tecnologias de informação e comunicação na atualidade, exige ações formativas para o profissional docente, sendo este um agente mediador e principal articulador do processo de aprendizagem, possibilitando a utilização dos recursos tecnológicos de forma a auxiliar o processo de construção do conhecimento dos alunos.

Na perspectiva de uma atualização profissional através da formação continuada, o CEMFOR atua de maneira colaborativa com instituições privadas de educação do município de Sorriso, trabalhando com oficinas e palestras voltadas a diversas temáticas pertencentes a educação, no enfoque da Educação Infantil e Ensino Fundamental, baseadas na BNCC e contextualizando a Educação Inclusiva.

O CEMFOR oferece Lives relacionadas aos temas da atualidade e o Webinar – Seminário on-line, com palestrantes de renome, permitindo alcance e a participação do público docente de todo território nacional.

Atividades Online - Webnar, Palestras, formações através do Canal do youtube - Acesse

Estrutura Organizacional do CEMFOR:


Estrutura Organizacional CEMFOR





Dúvidas ?

EDUCAÇÃO
Avenida Tancredo Neves, n° 124, Centro Sul.
(66) 3545-8100
Avaliação

Avaliar este serviço
Avaliar Serviço

0
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi