Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Segunda e quarta-feira, às 18h, na Praça das Fontes. Terça e quinta, às 18h, Praça da Integração. Anotou? Então coloca um tênis, uma roupa confortável, pega a garrafinha de água e vem mexer o corpo e elevar o astral com a Zumba na Praça. Na sexta-feira também tem atividade, mas o “sextou” é itinerante. Nesta sexta, 24 de março, por exemplo, a Zumba vai agitar a Praça dos Ipês, no Jardim Amazônia.
Nas tardes de terça e quinta, às 14h30, quem frequenta o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), também pratica a Zumba, mas numa versão “light”. “É uma versão um tanto mais lenta, voltada para idosos, gestantes , portadores de alguma necessidade especial, iniciantes, mas é igualmente aberta para quem já pratica ou praticou a modalidade em sua versão raiz”, explica a zin Soninha Oliveira, que integra o quadro de professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
As aulas de Zumba nas praças foram retomadas no dia 13 de março e, de acordo com titular da Semel, Júnior Brandão, no próximo mês, elas também reiniciarão nos bairros Mário Raiter e Santa Maria. O gestor acrescenta ainda que outro projeto da Prefeitura, por meio da Semel, que tem como foco a promoção da saúde por meio da atividade física, o Ginástica na Praça, será retomando em abril.
“Por meio do treino funcional, o Ginástica na Praça busca despertar nas pessoas a importância de combater o sedentarismo e adotar o exercício físico como rotina de saúde”, destaca o secretário, reforçando que, para a retomada do projeto, estão sendo convocados profissionais aprovados no processo seletivo 001/2023. “Tudo está sendo preparado com muito cuidado, muito atenção e em breve, todas as atividades voltam à rotina”, reforça o secretário, lembrando que estas atividades integram o projeto Sorriso Mais Esporte.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).