Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
A Campanha de Vacinação Antirrábica continua a todo vapor nas comunidades rurais do Município. E, neste mês de agosto, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão percorrendo estradas e propriedades para levar a imunização de cães e gatos que vivem no campo.
A meta é vacinar 23 mil animais, sendo 18 mil cães e 5 mil gatos, em áreas rurais e periurbanas. O objetivo é manter a raiva sob controle e prevenir riscos tanto para os animais quanto para as pessoas.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, explica que mesmo nos lugares mais distantes, a informação e o cuidado precisam chegar e pede à população das regiões listadas para ficar atenta às datas e horários das ações.
“Nosso trabalho só faz sentido com o apoio da comunidade. Por isso, pedimos que os moradores recebam nossas equipes, abram suas propriedades e participem da campanha. A saúde do campo é tão importante quanto a da cidade, e estamos aqui para garantir esse cuidado onde for preciso”, enfatiza.
O Dia D da campanha nessa etapa será realizado no dia 23 de agosto, com equipes fixas e volantes, no Distrito de Primavera.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).