O serviço, que começou ainda em 2018, segue sendo feito de forma gradativa e as novas unidades escolares já estão “nascendo” devidamente monitoradas. Ainda segundo o gestor de TI, a expectativa é o serviço esteja universalizado em todas as unidades até metade do ano que vem.

“Este é um desejo tanto dos pais quanto de nossas equipes e o monitoramento certamente vai contribuir para o reforço da sensação de paz nas unidades escolares, além o aprimoramento de processos e protocolos”, destaca Lúcia.

Somente o processo de monitoramento das unidades escolares deve representar um investimento de R$ 5 milhões. Ao todo, englobando aí o monitoramento da rede municipal de ensino e de demais prédios da Administração Pública, o volume de recursos investidos chega ao teto de R$ 9 milhões.

A central de monitoramento das unidades escolares está sendo preparada e ficará disponível na Secretaria de Educação (Semed),  lembrando que, as câmeras externas estão, desde abril, interligadas ao sistema de vigilância das forças de segurança.

Para Gerson, a ampliação do monitoramento para dentro da sala de aula é um avanço considerável em transparência. “Alunos mais seguros e, igualmente, os profissionais da educação, que terão sua prática docente devidamente resguardada, à medida que o sistema permitirá dirimir qualquer dúvida ou interpretação equivocada acerca do trabalho do professor em sala de aula”, destacou o prefeito interino.