A instalação do Polo será oficializada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional no próximo dia 15 de junho, data em que o país passará a celebrar o “Dia Nacional da Agricultura Irrigada”.

Para o prefeito Ari Lafin, a escolha para Sorriso sediar o evento se dá justamente pela vocação produtiva do Município e de toda região. “Somos um ponto essencialmente agrícola, avançamos na produção de commodities agrícolas e no uso de tecnologias que garantam a sustentabilidade do meio ambiente; o trabalho desenvolvido por nossos produtores rurais e pela Aprofir deixa esse quadro bem claro: aqui e na região há uso racional da água, por exemplo”, destaca.

Nesse sentido, Ari frisa que com o avanço em agricultura irrigada somente é usada a quantidade necessária de água na etapa produtiva. “Nem uma gota é desperdiçada, a busca é por garantir a produção respeitando o meio ambiente”, reforça.

O prefeito lembra que a “Capital Nacional do Agronegócio” já vem realizando um trabalho contínuo pautado no respeito às condições naturais. “Somos reconhecidos mundialmente pela produção de grãos, mas também por prezar pelo respeito ao meio ambiente; só em 2022 nossa rede de apicultores da agricultura familiar colheu mais de 40 toneladas de mel, o que reforça o fato de que aqui tudo é produzido com sustentabilidade, caso contrário, se não houvesse condições favoráveis e ar limpo não teríamos a presença das abelhas”, diz.

Ari destaca ainda que o Polo de Irrigação BR 163 se tornará referencia pela quantidade de municípios que o integram no eixo de Nova Mutum à Sinop. “É uma área voltada e comprometida com a produção harmoniosa”, ressalta.

O presidente da Aprofir/MT, Otávio Palmeira, lembra que o eixo congrega mais de 9 milhões de hectares que hoje já avançam na produção irrigada com uso racional da água e respeito ao meio ambiente.

A discussão sobre os avanços e benefícios da instalação do Polo segue hoje e amanhã, 06 e 07 de junho no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi e reúne representantes dos setores público e privado.

Outros Polos No Mato Grosso

Em Mato Grosso já existem dois, o Polo de Irrigação Sustentável do Sul de Mato Grosso e o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu. Esses Polos têm trazido resultados significativos para os municípios envolvidos, aumentando a produtividade e promovendo o desenvolvimento local.

Os Polos de Agricultura Irrigada são iniciativas que promovem o desenvolvimento da agricultura por meio da irrigação. E reúnem governos, setor privado e produtores em regiões com produção irrigada, buscando ações para impulsionar o setor.

O trabalho dos Polos acontece em quatro fases: definição de lideranças e parceiros técnicos; identificação dos aglomerados produtivos irrigados e dos polos; elaboração de projetos e formação do Grupo Gestor; e acompanhamento e gestão dos projetos prioritários.