Cerca de 60 pessoas participaram na manhã de hoje (26),  da Caminhada “Eu sou 12 por 8”, em alusão  à campanha realizada em todo Brasil referente ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial.  Em Sorriso, ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Rota do Sol e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

 

Os participantes tomaram um café da manhã saudável, em seguida fizeram o alongamento.  Só então começaram a caminhada, que durou cerca de quarenta minutos e terminou com alongamento e explicação sobre a importância de se praticar exercícios físicos, que levam a uma vida saudável. “Vocês perceberam que se caminharmos pelo menos 30 minutos por dia e mantivermos uma alimentação saudável, teremos mais qualidade de vida”, explicou o educador físico do NASF, João Ricardo Gabriel de Oliveira, complementando que isso é comprovado cientificamente. “Precisamos nos exercitar, isso vai refletir numa vida saudável e com mais qualidade”, reforça.

 

Após os exercícios, os participantes degustaram um lanche à base de frutas e participaram de palestras sobre hábitos para ter vida saudável, qualidade de vida e como cuidar da pressão arterial.“Nosso objetivo com esta ação era conscientizar as pessoas da importância de cultivarmos hábitos saudáveis para a prevenção de várias doenças, entre elas a hipertensão arterial, que pode levar à pessoa à morte se não for controlada”, comenta a organizadora da ação, a enfermeira Stefhany Bardem. “O balanço é muito positivo, tivemos bastante participantes que, com as palestras puderam perceber que a alimentação saudável e os exercícios físicos  podem prevenir danos ao nosso organismo,” analisa.