A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Rota do Sol promove amanhã (26), a 1ª Caminhada  Hiperdia. A ação será em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, aderindo à campanha nacional “Eu Sou 12 por 8”,desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A caminhada é direcionada a pessoas hipertensas e diabéticas e terá um percurso de cerca de cinco mil metros. Apesar de ter como foco esse público específico, todos poderão participar.

 

O objetivo é ajudar os sorrisenses a viverem mais e com mais saúde. “A hipertensão é uma das principais causadoras de morte no país e a arma mais poderosa para combater a hipertensão é a informação”, destaca a enfermeira coordenadora da Unidade, Stefhani Bardem , complementando que, “ciente disso e convivendo com esta realidade,  a equipe da Unidade de Saúde Rota do Sol quer vestir a camisa desta campanha e colaborar para que este mal não vença na batalha diária contra os maus hábitos que estão acarretando uma menor expectativa de vida à população”.

 

Além dos servidores da USF, o evento conta o apoio  dos profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família(NASF), composto por psicólogas, educador físico, nutricionistas e fisioterapeuta, que estarão orientando os participantes.

Além da caminhada a programação se estenderá até as 10h30 da manhã.

6 horas: Acolhimento e verificação de pressão arterial dos participantes;

6h30: Alongamento;

6h45: Início da caminhada na USF do Rota do Sol;

07h45: Término da caminhada e alongamento;

8 horas: Café da manhã com os participantes e organizadores;

8h30: Conhecendo a hipertensão e o diabetes;

9h30: Palestras com médico e nutricionista

 Como ser 12 por 8?  Alimentação saudável e cuidados gerais

10h30: Encerramento