Prefeitura Municipal de Sorriso

Ir para Incluir

Unidades móveis do Hemocentro e do Cridac vêm para Sorriso

Publicado em 15 de março de 2023 às 12:37
Pacientes já regulados terão acesso facilitado a cadeiras de rodas e muletas, e doadores de sangue também poderão se cadastrar para doar medula

Na última semana de março, do dia 27 ao dia 31, o Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol, vai receber o projeto “Ir, a melhor forma de incluir”, uma iniciativa do Governo do Estado que consiste, basicamente, em rodar Mato Grosso com caminhões que se transformam em unidades de saúde.

Para viabilizar a iniciativa, o Estado firma parcerias com as prefeituras, sempre por meio das secretarias de Saúde. Para Sorriso, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) vai resultar na vinda do caminhão do Hemocentro e também da carreta do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).  As unidades estarão atendendo das 8h às 17h.

Para a carreta do Cridac, que promove o acesso a órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção, é preciso que o paciente esteja regulado, ou seja, devidamente encaminhado pela unidade de saúde e já tenha passado pela triagem da Central de Regulação. Entre os serviços ofertados pela carreta ortopédica estão a entrega de cadeiras de rodas para os pacientes que fazem atendimento no Cridac, entrega de muletas, bengalas, andadores aos pacientes cadastrados no Município, além de abertura de processo para confecção de cadeira de rodas e de banho, órteses, próteses e aparelho auditivo.

Já o caminhão do Hemocentro está à disposição para receber doações em livre demanda. Além da oportunidade de poder salvar uma vida com a oferta de sangue, também será possível fazer cadastro para doação de medula óssea. “E aí, reforçamos o pedido para que as pessoas mobilizem a família, os amigos para fomentar esta ação de pura generosidade que pode salvar a vida de muita gente”, convida o titular da Semsas,  Luis Fábio Marchioro.

Texto: Nádia Mastella | com Fernanda Nazário - SES
Fotos: SES