Sílvio destaca que a equipe da Semsas está de prontidão para o atendimento de novos casos. No caso de sintomas respiratórios e suspeita de covid-19, a recomendação é procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência e realizar o teste.

“Caso der positivo a equipe médica da própria unidade está preparada para o atendimento e prescrição de medicamentos”, pontua o secretário. E além do uso de medicamentos, também é necessário observar as recomendações clínicas como o período de afastamento das atividades corriqueiras, o uso da máscara e a higienização constante.

Vacina todo dia

Sílvio destaca ainda que outra medida protetiva e necessária é a imunização. Segundo o gestor, a vacina contra a covid-19 é ofertada em dois pontos fixos: nas unidades do Jardim Europa e do PSF Nova Integração, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30.

Nos dois locais estão disponíveis todos os imunizantes, desde as doses pediátricas para crianças a partir de 3 anos de idade, com o imunizante coronavac como todas as demais doses, quer seja a primeira picadinha ou a dose de reforço. E desde o dia 20 de junho, também está disponível a 2ª dose de reforço, ou, a 4ª dose do imunizante contra a covid-19 para a população com 40 anos ou maisPara isso, é observado um intervalo de quatro meses entre a 1ª dose de reforço (aquela 3ª dose) e esse novo reforço, que será aplicado agora.

 “Caso alguém ainda não tenha sido imunizado ou está com o esquema incompleto, é só procurar um dos pontos de imunização”, lembra Sílvio.

E para quem tem dúvidas de locais e horários para imunização, a gente elaborou uma “colinha”. Confere aí:

* Todas as doses, a partir de 3 anos de idade estão disponíveis nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30;

* É só procurar a USF com cartão SUS e o CPF em mãos.

Caso ocorra reação é só procurar a unidade de saúde para atendimento.