O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua que a vinda do caminhão já virou rotina, a cada 60 dias o Município recebe o veículo do amor. “Em 2021 foi firmado um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos”, explica. Vale lembrar que há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.

A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, inclusive com a realização de cirurgias, sem a necessidade de viajar para outros locais. "E Sorriso está junto nesse projeto, pois queremos ter aqui próximo a nós um atendimento de qualidade e referência, como é o Hospital do Amor de Barretos", destaca o prefeito Ari Lafin.

O secretário de Saúde e Saneamento aproveita para lembrar que qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada são os PSFs.

“Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica. "Em 2021 quando recebemos a visita da unidade móvel, por exemplo, os profissionais detectaram casos positivos para câncer de mama entre as mulheres que fizeram o exame; todas essas situações já estão sendo encaminhados para o devido tratamento. Por isso, mais uma vez salientamos a importância de prevenir, e, caso o exame aponte algo, poder salvar a vida da mulher", acrescenta.

Sílvio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Como será o atendimento

Segunda-feira (25), o atendimento foi no período da tarde. Já nesta terça-feira (26), bem como na quarta (27) e na quinta (28) o atendimento será nos períodos matutino e vespertino e na sexta-feira (29), as portas da unidade estarão abertas somente pela manhã. À tarde é reservado para desmontar o espaço e garantir o atendimento à próxima cidade.