A unidade iniciará o atendimento ao público logo mais a partir das 13 horas, em frente ao AME Ari Jaeger, bem em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt. Neste segunda e terça-feira, 04 e 05 de setembro o atendimento será para mulheres já agendadas pela Central de Regulação. Já na quarta-feira, dia 06, o atendimento será por livre demanda, dessa forma, mulheres acima de 40 anos só precisarão ir até a unidade para atendimento.

Mensalmente, Sorriso viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires . “Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

“Fora isso, ainda temos o trabalho realizado pelo Hospital do Amor cuja vinda do caminhão já virou rotina; ao adquirir os serviços do Hospital do Amor, Sorriso assim como os outros municípios da região contribuem com a construção de um grande hospital oncológico em Sinop, que inclusive já entrou em atividade e deve ser oficialmente inaugurado nos próximos meses”, frisa.

Luis Fábio lembra que em 2021 foi firmado um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos. Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.

O gestor aproveita para destacar que além dos atendimentos realizados pela unidade móvel, qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades Básicas de Saúde.

Papanicolau

O secretário salienta mais uma vez que as 29 unidades de saúde do Município estão preparadas para a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento; recomendamos que as mulheres busquem informações no PSF mais próximo de suas casas”, completa.

Reveja como será o atendimento

O caminhão iniciará o atendimento nesta segunda-feira, dia 4 a partir das 13 horas; no dia 5 o atendimento será das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas à tarde; nessas duas datas o serviço será prestado à pacientes já agendadas. Já no dia 6 o atendimento será somente pela manhã, das 7 às 11 horas com livre demanda, isso é, sem necessidade de agendamento.