Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas (FABIS), a Diretoria Político-Pedagógica e Financeira do Campus Universitário de Nova Xavantina e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tornam pública a abertura do processo seletivo para o Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais: políticas públicas, diversidade e sociedade.
Com 125 vagas para ingressos, a especialização será ofertada em formato remoto com aulas on-line e presenciais (em polos da UAB - Universidade Aberta do Brasil). O início das atividades disciplinares está previsto para março de 2023.
O público alvo são os portadores de diploma de curso superior, ou documento análogo, em qualquer área de conhecimento e que sejam preferencialmente professores na rede pública de ensino.
O curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, exclusivamente via internet, pelo link ( https://sigaa.unemat.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).