de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, o Município ofertou nesta quarta-feira (22), atendimento noturno em 15 Unidades Básicas de Saúde, que funcionaram das 17h às 21h, intensificando as ações do movimento Outubro Rosa ao longo de todo o mês. O esforço resultou em 922 atendimentos realizados.
O cronograma especial abrangeu as unidades do Centro Norte, União, São Domingos, Centro Sul, Benjamim Raiser, Nova Aliança, Jardim Carolina, Anézia Biazin, Jardim Aurora, São Mateus, Bom Jesus, Rota do Sol, Santa Clara, Morada do Bosque, Assentamento Jonas Pinheiro e do Distrito de Primaverinha.
Na oportunidade, foram disponibilizados exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas e passagens de Bolsa Família. Além da ampla oferta de serviços essenciais, as equipes de algumas unidades organizaram a distribuição de brindes, proporcionando um momento de acolhimento e incentivando o autocuidado entre as mulheres atendidas.
A acadêmica de Biomedicina Ana Caroline de Moura, usuária da UBS Rota do Sol, elogiou a iniciativa. “Esse horário foi fundamental, principalmente para quem, como eu, divide o tempo entre trabalho e estudos. Saio daqui satisfeita por conseguir cuidar da minha saúde sem precisar abrir mão das minhas responsabilidades do dia a dia”, contou Ana Caroline.
Oportunidade no Sábado, 25
O horário ampliado continua neste sábado (25), desta vez, com atendimento das 13h às 17h, nas unidades dos bairros Novos Campos, Mário Raiter, Jardim Primavera, Amazônia e Fraternidade.
Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária, ressalta que durante o horário ampliado, as mulheres podem ter acesso a dois exames cruciais para a detecção precoce de doenças, entre eles, o exame Preventivo (Papanicolau): disponível para mulheres a partir dos 24 anos ou com vida sexual ativa; e a Mamografia, indicada para o rastreamento do câncer de mama, oferecida mediante solicitação médica para a faixa etária de 50 a 74 anos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
“Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, pertencentes a grupos de risco, ou que perceberem algum nódulo ou alteração nas mamas, devem procurar a sua unidade para avaliação”, reitera.
Os serviços são oferecidos pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).