Com a finalidade de valorizar os cidadãos e servidores municipais, a Prefeitura de Sorriso, através da secretaria de Administração (Semad), via Sistema de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos, vem realizando constantes treinamentos.

Nesta sexta-feira (5), o tema “Reflexões para um atendimento de excelência - parte I - Cultura organizacional e atendimento de excelência no setor público” foi ministrado pela psicóloga do RH, Verônica Berzuini. O treinamento foi direcionado a 70 profissionais da saúde, entre atendentes dos PSFs, agentes comunitários de saúde e auxiliares de saúde bucal. O evento ocorreu no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi e, no dia 12 de agosto, terá continuidade com a temática “Autoestima como expressão de saúde mental”.

Conforme a psicóloga, os treinamentos têm por objetivo divulgar a cultura organizacional para os servidores, independente da função que exerçam, bem como aprimorar conhecimentos, alinhar comportamentos organizacionais correspondentes à visão, missão, valores e código de ética profissional dos agentes públicos da Prefeitura de Sorriso (Decreto n. 138/2018), falar de habilidades, de atitudes, práticas, posturas e de ética no exercício da profissão. “Todo treinamento visa melhorar o desempenho para que possamos promover a cidadania e um atendimento de qualidade para os usuários que acessam os setores, departamentos, unidades de todas as secretarias municipais”, explica Verônica.

A atendente em saúde bucal, lotada no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Neusa Rissini, disse que esses treinamentos são excelentes para a capacitação pessoal, oferecem ferramentas para atender melhor ao público. Tanto para aplicar na função que hoje exerce, quanto pela vida a fora, proporcionando crescimento pessoal. “No treinamento, vemos o quanto podemos aprender, não só como atendente. Nos  colocamos no lugar do paciente e, assim é possível perceber o quanto podemos ser mais humanos e acolhedores”, destaca Neuza.

Para Carlos Eduardo Minuscoli Coradin, atendente na unidade de saúde do bairro União e universitário do curso de Enfermagem, o treinamento está sendo bom. “Aqui se consegue perceber pequenas falhas que cometemos no dia a dia e vemos que de outra maneira ficaria melhor. A partir desse treinamento darei o meu possível. O conteúdo está sendo bem colocado e, pela profissão que estou seguindo, vou aplicar os ensinamentos aqui adquiridos, além da vida profissional”, finaliza.