Estudos mostram que, cerca de 20% das crianças de todo mundo sofrem de transtornos de comportamento, que afetam a qualidade de vida delas, trazendo impactos na família e na vida escolar, que se estendem na vida adulta.

Em Sorriso, a partir de uma parceria entre a Escola de Equitação e Equoteparia Sonho Meu e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do Programa Fortalecendo Sonhos, 20 crianças diagnosticadas com problemas comportamentais como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) estão praticando a equoterapia.

As crianças atendidas são alunos da rede municipal de ensino que possuem laudo de TDAH ou TEA e que são encaminhados pelas unidades escolares.

Para a coordenadora do Fortalecendo Sonhos, a pedagoga e psicóloga, Alexsandra Andraski Baatecha, a equoterapia propicia inúmeros efeitos benéficos às crianças que apresentam transtornos comportamentais. De acordo com ela, em crianças autistas, desenvolve a motricidade e os aspectos cognitivos e psicológicos, visto que as atividades propostas geram benefí­cios ao equilí­brio, concentração e postura. Já para as crianças diagnosticadas com TDAH, a terapia com cavalos estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e da atenção concentrada. “A concentração é um dos maiores problemas enfrentados por alunos com esse transtorno e, além disso, estimula a criança a pensar antes de agir melhorando num todo o convívio social”, explica.

Moniza Faria Queiroz tem dois filhos que realizam a equoterapia há quase 6 meses e ela diz que os resultados são surpreendentes. “A primeira comparação que fazemos é a questão de comportamento. Com a equoterapia eles estão mais calmos e a concentração nas atividades também melhorou. Eles amam o contato com os cavalos. Quando chega o dia da terapia ficam muito empolgados e depois que montam não querem mais ir embora. É um trabalho que conhecemos a pouco tempo, mas que está gerando um resultado muito positivo em nossa família”, diz.

Fortalecendo Sonhos

O Programa Fortalecendo Sonhos é uma proposta de fortalecimento socioemocional, baseado nas 10 competências gerais da BNCC, e que visa proporcionar uma estrutura emocional mais equilibrada para professores, alunos e familiares, visando um processo de ensino/aprendizagem mais eficiente e positivo.

O projeto conta com psicólogas e pedagogas e proporciona momentos específicos relacionados à saúde mental, com atendimentos clínicos psicológicos para professores, funcionários, alunos e familiares das unidades escolares municipais. Além disso, o projeto realiza formação continuada para professores na área socioemocional, por meio do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor).

“Esse projeto se pauta na importância de proporcionar uma vida afetiva de qualidade para nossos alunos da rede municipal, porém para alcançarmos nossas crianças e adolescentes, precisamos pensar também nos adultos que cercam esses alunos. Então precisamos dar suporte também aos professores e familiares, ou seja, toda a comunidade escolar que cerca esses educandos”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.