Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Para ampliar o debate acerca da saúde mental, nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde e Saneamento irá promover um momento especial com a apresentação da peça “SOS: uma conversa sobre depressão” do Grupo de Teatro Thespis. A peça será encenada a partir das 19 horas no Auditório Farroupilha no Centro de Eventos Ari José Riedi. A entrada é gratuita.
O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos, Ricardo Alves, ressalta que a peça é um momento para debater depressão e analisar pequenos gatilhos, presentes no dia-a-dia de quem sofre com depressão. “Mas além disso, é preciso dizer que sempre há alguém disposto a conversar, a ouvir e a auxiliar; é importante dizer que ninguém está sozinho, que há vida além da dor, do sofrimento”, frisa.
Vale lembrar que desde o início do mês de setembro as equipes da Semsas estão atuando na campanha do Setembro Amarelo para dar visibilidade ao debate sobre saúde mental. No Município, as redes do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar), Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) Ari Jaeger e do Caps realizam atendimento especializado.
Mais ações
Dando continuidade às ações do início do mês, serão realizadas rodas de conversa/palestras na Praça Ceu no dia 13; na AABB no dia 14; na Escola Estadual 13 de Maio no dia 16; na extensão da Escola 13 de Maio no dia 23 e, finalizando as palestras com rodas de conversa, o encontro será no Instituo Federal de Mato Grosso (IFMT), no dia 28.
As ações também integram o trabalho desenvolvido pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).