“Como nosso objetivo é fomentar melhorias para os municípios e consórcios que atuam no Estado de Mato Grosso, é muito importante a realização de visitas para o reconhecimento in loco do que está sendo colocado em prática na descentralização da gestão ambiental”, ressalta Helen. A superintendente pontuou que hoje Sorriso conta com boa estrutura e tem atendido com eficácia tanto o Município quanto a região.

“Para nós a visita de quem é responsável pelo processo de descentralização no Estado demonstra o quanto avançamos e estamos aptos a ampliar a parceria com a Sema em questões ambientais, um dos pilares essenciais para a sustentabilidade”, frisa o gestor da Samatec, Nerci Adriano Denardi.

Além de Helen, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), Rosa Frandoloso, o engenheiro sanitarista Eraldo, da Sema; e o adjunto da Samatec, Juliano Mezzalira, também acompanharam o encontro.

Descentralização em Mato Grosso

Mato Grosso atualmente possui hoje 54 municípios descentralizados aptos a realizar atividades de licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental de impacto local. A descentralização é essencial para a eficiência na gestão ambiental municipal.

A Sema realiza várias ações para estruturar e fortalecer as prefeituras para desenvolver as atividades de descentralização de gestão ambiental como a construção de novas sedes de secretarias municipais de meio ambiente, entrega de motos, instrumentos de campo como barcos, motores, GPS, computadores, monitores e impressoras. As obras e os equipamentos foram adquiridos com Recursos do Projeto MT Sustentável, do Fundo Amazônia/BNDES. Sorriso atende de forma descentralizada desde 2005.