A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, informa que a fila para realização do exame de eletrocardiograma (ECG) foi zerada nesta segunda-feira (25). A ação é resultado dos mutirões que foram realizados neste mês no Ambulatório Multiprofissional (AME), no Assentamento Jonas Pinheiros e no Distrito de Primavera. No total foram feitos cerca de 200 eletrocardiogramas.

“Devido a grande demanda pelo exame e haja vista o período de recesso de final de ano, a quantidade de pessoas que aguardavam para fazer o eletrocardiograma aumentou, então decidimos fazer os mutirões direcionados as localidades para que facilitasse o acesso dessas pessoas ao exame. No total contabilizamos 198 exames de eletrocardiogramas realizados. Com isso a fila está zerada, se por acaso, alguém tem o pedido, mas não fez deve procurar o setor de Regulação”, pontuou o secretário de saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro.

O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelho ligado a eletrodos ao corpo, que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. Com a pessoa deitada, é colocado eletrodos para averiguar os impulsos elétricos de áreas diferentes do coração. A oscilação captada é conduzida ao eletrocardiógrafo, aparelho que durante cerca de cinco minutos registra a informação em gráficos através de um monitor.  Pela internet resultado é enviado instantaneamente para uma equipe médica  através do Telesaúde para que o exame seja laudado pelo médico cardiologista.

“Antes para realizar o ECG, o paciente tinha esperar quase 30 dias para receber o resultado. Hoje  com  Telessaúde, um projeto de telemedicina, que foi apresentado ao prefeito Ari Lafin, logo no início da gestão e ele acreditou, nós fazemos o exames, se for pedido de urgência leva de 2 a 5 minutos para sair o laudo e nos casos não urgente o laudo fica pronto em menos de uma hora. Isso graças a Telessaúde que agilizou esse procedimento”, ressaltou o secretário.