Prefeitura Municipal de Sorriso

Pólio

Sorriso ultrapassa os 90% na cobertura contra a pólio

Publicado em 03 de outubro de 2022 às 09:22

Sorriso imunizou 6.068 crianças contra a pólio. O número equivale a 90,11% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município, fixado em 6.734 crianças na faixa etária de um ano até cinco anos incompletos. Conforme o gestor da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), Sílvio Stolfo, a equipe da pasta realizou um conjunto de ações como dois dias Ds, imunizações aos sábados à tarde, vacinações em escolas e busca ativa nos bairros.

“Mas nossa meta é chegar aos 100%, por isso, vamos continuar imunizando em todas as Unidades de Saúde da Família (USF); pais e responsáveis que ainda não imunizaram seus pequenos, podem e devem ir levar seus pequenos para imunizar”, frisa. “Agradeço muito o empenho da equipe que foi fundamental para atingirmos esse índice de vacinação”, diz Sílvio.

Além de continuar ofertando as duas gotinhas contra a pólio, também continua sendo ofertada a vacina contra o sarampo. Até o momento, Sorriso imunizou 6.662 crianças contra o sarampo, o que equivale a   86,91% da meta total. Nesse caso, a expectativa é imunizar 7.665 crianças. O número é estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacina do sarampo integra as doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nas unidades de saúde durante todo o ano, mesmo fora de época de campanha.

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então é válido procurar a USF.

Vale lembrar que no Município, a Semsas conta com o apoio do Rotary Club na divulgação e nas ações de imunização.

Pólio no país

De acordo com a plataforma Localiza SUS, do MS, a meta é imunizar 11.572.563 crianças menores um ano até cinco anos incompletos contra a pólio. Até o momento, 6.736.574 receberam as gotinhas, o que corresponde a 58,21% do total.

Texto: Decom
Fotos: Semsas