A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceira com Associação dos Médicos de Sorriso (AMS), com e apoiadores, realiza nesta quinta-feira, dia 25 de maio, um ciclo de palestras com o tema principal “Atualização em Gastroenterologia”. Foram convidados médicos especialistas de outros estados, como Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de profissionais que atuam em Sorriso.


O evento, voltado para a classe médica e profissionais da saúde, tem como objetivo aprimorar o conhecimento no aparelho digestivo como um todo, principalmente assuntos relacionados a doenças do conjunto de órgãos, como estomago e intestino. Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 milhões pessoas no Brasil sofrem com a azia. Outro fator que tem preocupado a classe médica é o aumento dos casos de câncer do aparelho digestivo.


O evento começa às 19h30 na sede da OAB em Sorriso, na Avenida Otávio de Souza Cruz, no Centro. O tema da primeira palestra é “Prevenção do Câncer Colorretal – Como fazer o seguimento?”. Quem vai discorrer sobre o assunto é o Dr. Claudio Rolim Teixeira. O médico possui doutorado e PHD em Gastroenterologia com extensão em Procedimentos Endoscópicos Avançados pela Universidade de Hiroshima, no Japão.


O segundo palestrante é o Dr. Heinrich BenderSeidler. O especialista vai abordar três temas específicos: “Risco de Câncer em Gastrite por HelicobacterPylori”, “Diagnóstico de Doença Celíaca” e “Rastreamento e Diagnóstico de Câncer do Colon”. Dr. Heinrich possuiu doutorado em Patologia Gastrointestinal pela Universidade de Tóquio, no Japão.


O médico Oncocirurgião que atua em Sorriso, Dr. Mario Bernardes, é o terceiro palestrante que vai abordar o tema “Inibidores de bomba Prótons (Omeprazol) e suas Complicações – Há Risco de Câncer”. O especialista possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto (SP). Atualmente, Dr. Mario Bernardes faz parte do corpo clínico do Hospital 13 de Maio, em Sorriso.


Membros da Comissão Científica da Associação dos Médicos de Sorriso (AMS) destacam que o evento desta quinta-feira vai oferecer a oportunidade aos médicos de Sorriso e região a terem mais acesso ao conhecimento sobre o que há de mais novo na medicina para o diagnóstico e tratamento de doenças ligadas ao sistema digestivo. Depois das palestras será realizada uma mesa redonda onde todos os participantes poderão interagir com os médicos especialistas.


O encontro “Atualização em Gastroenterologia”, conta com apoio da Unimed, Unicred, Hospital 13 de Maio, Prisma Diagnóstico por Imagem, Laboratório Cella, Laboratório Vitória e Prefeitura Municipal de Sorriso.