Sorriso participou de seis disputas nas finais dos Jogos Escolares da Juventude, categoria A, sendo que três equipes conquistaram o título de campeãs estaduais dessa classe. O município já havia conquistado o local mais alto do pódio com duas equipes na categoria B, levando Sorriso a empatar com Cuiabá no número de equipes premiadas.

Nas competições realizadas em Água Boa, a Escola Estadual 13 de Maio destacou-se com o maior número de títulos. A instituição pública de Sorriso foi campeã mato-grossense com equipes no futsal feminino e no handebol masculino e feminino. A escola também já havia sido campeã da categoria B no handebol masculino e no basquete feminino.

Com a participação de quase 1.200 estudantes, a fase estadual, realizada em Água Boa, reuniu as melhores equipes escolares de Mato Grosso da categoria A. De 28 de julho a 03 de agosto, 97 equipes de 63 instituições de ensino públicas e privadas de todo o Estado disputaram os Jogos no município. De 16 a 22 de julho, Sorriso havia recebido a etapa estadual da categoria B (12 a 14 anos), com a participação de 94 equipes de 69 diferentes escolas.

Confira as equipes campeãs em 2019

CATEGORIA A – (15 A 17 ANOS)

Futsal Feminino   - E.E 13 de Maio - Sorriso

Futsal Masculino  - Colégio Fato - Cuiabá

Vôlei Feminino - Escola Interativa Coopema - Barra do Garças

Vôlei Masculino - Colégio Isaac Newton - Cuiabá

Handebol Feminino - E.E 13 de Maio - Sorriso

Handebol Masculino - E.E 13 de Maio - Sorriso

Basquete Feminino - Colégio Regina Pacis - Sinop

Basquete Masculino - Colégio Isaac Newton - Cuiabá

CATEGORIA B – (12 A 14 ANOS)

Futsal Feminino - Centro de Ensino Aquarela - Primavera do Leste

Futsal Masculino - E.E Dez de Dezembro        - Pedra Preta

Vôlei Feminino - Colégio Isaac Newton - Cuiabá

Vôlei Masculino - C.E Maria Auxiliadora -        Cuiabá

Handebol Feminino - Col. Mãe da Divina Providência       - Primavera do Leste

Handebol Masculino - E.E 13 de Maio - Sorriso

Basquete Feminino - E.E 13 de Maio - Sorriso

Basquete Masculino - Escola Interativa Coopema - Barra do Garças

Próximas fases

As fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal, realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas (TO).

Entre os dias 03 e 06 de outubro, Várzea Grande sediará a etapa estadual das modalidades individuais de Mato Grosso. Fazem parte da competição as modalidades esportivas: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

A etapa final nacional ocorrerá no mês de novembro em Blumenau (SC), com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais.