O Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) , Programa Fortalecendo Sonhos, Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial (Cemais), Secretaria Municipal de Educação (Semed), vice-prefeito Gerson Bicego, secretário Adjunto Miraldo de Souza, diretores, coordenadores e orientadores da rede pública de ensino Municipal e Estadual estiveram reunidos no auditório da Faculdade Atenas para acompanhar os resultados apresentados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Mato Grosso, Avalia-MT.
Os números foram produzidos a partir do diagnóstico e somativa dos níveis de desenvolvimento dos estudantes de cada escola, no ano base de 2022, que objetivam monitorar, nortear e premiar municípios que apresentam resultados positivos na educação das redes municipais de ensino.
Sorriso está entre os 50 melhores municípios de aproximadamente 3 mil municípios de 15 estados acompanhados pela Fundação Bem Comum que mais se destacaram na alfabetização, o que coloca, preliminarmente, em primeiro lugar na arrecadação de ICMS/Educação no estado de Mato Grosso.
Esse foi mais um encontro que subsidia os gestores na organização de metas e diretrizes com profissionais especializados em busca de melhorar ainda mais os níveis de aprendizagem dos alunos que por alguma ocasião foram afetados na aprendizagem, antes e principalmente, durante a pandemia da Covid-19. Um trabalho cheio de desafios, mas prazeroso, como destaca a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
“Todos nós somos responsáveis pela educação de nossas crianças; nosso trabalho requer uma soma de esforços entre os educadores e também a família, com um só objetivo, melhorar mais nosso desempenho e alcançar números ainda melhores. Sabemos dos desafios e apontamentos, mas estamos preparados a partir dos resultados, elaborar políticas públicas para superação das dificuldades encontradas”, ressalta, secretária Lúcia Drechsler.
O Sistema Avalia MT é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite a realização de um diagnóstico da educação básica do Estado de Mato Grosso e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
“Estamos no caminho certo; Sorriso tem apresentado uma crescente muito boa, apesar de índices muito bons nós temos ainda uma construção, um percentual de estudantes precisando melhorar no quesito equidade. Mas, esse é um trabalho constante que a secretária Lúcia está empenhada, e com o nosso suporte e apoio, iremos melhorar toda nossa DRE,” frisou, Cristiane Signo da DRE Sinop.
Entre o Estado e os municípios, o AvaliaMT configura-se como uma política pública de monitoramento da qualidade educacional com o objetivo de subsidiar o trabalho e a intervenção das áreas pedagógicas, sobretudo, estimular e provocar o trabalho desempenhado pelos professores junto aos estudantes.
“Pra gente melhorar precisamos entender onde estamos; comemorar os bons resultados e aperfeiçoar o que não foi tão bom. Fico feliz que Sorriso se supera a cada avaliação e cresce tanto na população quanto na contribuição na educação do nosso país”, explicou Anderson Araújo - Analista de Resultados Educacionais.