De acordo com o site Localiza SUS, já foram aplicadas 70.811 doses; sendo 51.417 de primeira dose - o que equivale a mais de 50% de toda a população e a 75% do contingente populacional acima de 18 anos com uma dose de imunizante aplicado; e 19.394 de segunda ou dose única.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca que a equipe está satisfeita com a adesão da população sorrisense à vacina.

 Diariamente, mais de 40 profissionais atuam na imunização. Além do trabalho diário são feitas ações noturnas e vacinação também aos sábados e domingos. A intenção é imunizar com a primeira dose todos os sorrisenses acima de 18 ainda na primeira quinzena de agosto.

Hoje a imunização avançou para a faixa etária dos 20 anos ou mais e lactantes com filhos de até dois anos de idade.

E para simplificar ainda mais, a Secretaria de Saúde e Saneamento dividiu a aplicação das primeiras e segundas doses. Para isso, a equipe criou um espaço único para aplicação de segundas: de agora em diante, qualquer pessoa que deve receber a segunda dose pode se dirigir ao Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol; PSfs e Área Verde aplicam apenas primeiras doses.

Marchioro fala sobre a importância da imunização. “Conseguimos diminuir o número de internações de forma surpreendente; então se está na sua faixa etária nosso conselho é: agende, compareça, se imunize!” E, para quem deve receber a segunda dose, o conselho é o mesmo: complete seu esquema vacinal.

Independente de ter recebido a primeira ou a segunda dose, lembre-se que a rotina de cuidados continua a mesma: nada de dispensar a máscara, aglomerar ou deixar de higienizar as mãos! “Essa é uma batalha biológica que só iremos vencer com conscientização individual e coletiva”, frisa Marchioro.

E se você ficou com dúvidas, ou ainda, é gestante e só recebeu agora a autorização médica para a imunização, ligue no 3545-8000 em horário comercial para esclarecimentos e agendamento, no caso de gestantes. Lembrando que a população 22+ e as lactantes podem realizar o seu próprio agendamento clicando nesse link.

 E mais uma vez: nada de descuidar da rotina de medidas protetivas e não farmacológicas. Lembre-se sempre de usar a máscara, manter distanciamento e higienizar as mãos!