A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e Saneamento realizaram nesta semana no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), um mutirão orientativo sobre o combate ao mosquito Aedes aegypt. A região apresentou um índice de 11% no último levantamento de infestação do mosquito e o aceitável é 1%.
Na ação, os agentes ambientais distribuíram panfletos aos moradores e orientaram a colocar o lixo para fora dos sítios para ser recolhido pela Prefeitura de Sorriso.
“Estamos fazendo o mutirão de limpeza lá no assentamento, afim de retirar todo lixo e pedir a compreensão dos moradores para juntos combatermos o mosquito Aedes aegypti e proteger nossa família. Esse mutirão tem o apoio da Secretaria de Transporte, através do secretário Leonir Capitânio, que nos deu todo apoio na retirada dos resíduos, por isso quero agradecer a ele, sempre solícito em nos apoiar nessas ações,” explicou secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
Os agentes visitaram cerca de 210 sítios. Durante a semana a prefeitura, através da Secretaria de Transporte retirou os resíduos.
“Nós não podemos descuidar, se baixarmos a guarda o mosquito volta a reproduzir dentro de recipientes que fica água parada, então se eliminarmos os recipientes o mosquito não reproduz e sem criadouro não teremos mosquito. As pessoas tem por costume guarda ferragens , latas para reutilizar, então temos que acomordar essas coisas de forma que nao acumule água, evitando os criadouros do mosquito. Vamos juntos combater o mosquito de forma séria”, ressaltou o secretário.