Trocando em miudinhos: se o condutor não fizer a parte dele (pedestre também, viu?), este resultado continua sendo somente um sonho distante. Em julho, lombadas eletrônicas foram instaladas pela Administração Municipal, via empresa licitada para esta finalidade, em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, seis locais contam com os dispositivos que, além de aferir a velocidade dos veículos, também passarão a emitir, a partir de outubro, multas aos apressadinhos que desrespeitarem o limite de 40 km/h.

Nos últimos seis dias, se estivessem no modo “pode multar”, 864 multas teriam sido emitidas diariamente. O número é o mais alto desde o início do período de adaptação dos condutores sorrisenses à nova tecnologia.  A primeira semana começou com a média diária de 720 multas em potencial; depois, 608; e 684 na sequência. “Entendemos quem um sexto ponto entrou em funcionamento neste intervalo de tempo, mas é lamentável uma alta tão significativa”, destaca o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires.

Será que está havendo algum equívoco na hora de passar nas lombadas? Pois bem, o GM explica que a velocidade deve se manter na média informada nas placas em toda a via. Ou seja, adianta nada chegar e reduzir a velocidade embaixo da lombada. “O sensor que mede a velocidade do veículo está instalado próximo à placa de sinalização, então, quando a velocidade aparece no visor, ela já foi registrada”, detalha.

E qual o valor da multa?

Dirigir em velocidade até 20% acima do limite da via é considerada uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já quando o porcentual varia entre 20% e 50% acima do limite da via, a infração é classificada como grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Dirigir em velocidade 50% acima do limite da via é classificado como infração gravíssima. Em casos assim, a multa é multiplicada por três e resulta no valor de R$ 880,41, com suspensão da CNH.

Onde as lombadas estão instaladas?

As lombadas eletrônicas foram instaladas nos seguintes locais: na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste, na Avenida Blumenau, e na Avenida Claudino Francio, na região do Residencial Topázio.