Na contramão da crise, um ano depois do início da pandemia, Sorriso registrou um aumento expressivo no número de novas empresas. Conforme dados do Departamento de Tributação da Prefeitura, o Município conta hoje com 12.300 alvarás ativos, sendo 11.128 CNPJ´s. Nos primeiros cinco meses de 2020 foram 476 novas empresas abertas. No mesmo período deste ano, são 770 novas empresas, o que representa um aumento de 61,81%, com destaque para os segmentos de prestação de serviços, seguido de comércio e indústria.

Com mais indústrias e empresas nos variados ramos e setores de serviços, maior a geração de empregos. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sorriso teve um saldo positivo no número de emprego formal gerado, com 1.409 vagas criadas nos quatro primeiros meses de 2021. No mesmo período do ano passado, foram abertos 311 novos postos de trabalho, o que representa um crescimento em torno de 400% na geração de empregos.

O acréscimo no número de empresas e na geração de emprego reflete no desenvolvimento econômico do Município. Para Cláudio Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, os números são resultado do esforço que a Prefeitura tem feito na busca de manter a economia ativa durante a pandemia. “A administração, mesmo com a necessidade de restrições em decorrência da pandemia, tem buscado equilíbrio para garantir saúde e renda aos munícipes. A classe empresarial também tem se esforçado sobremaneira na preservação dos empregos no município neste período tão difícil que vivemos”, pontua.

Para o prefeito Ari Lafin, o trabalho integrado entre diversos setores tem sido primordial na manutenção da economia do município. “Não temos medido esforços na busca de frear o avanço da Covid-19 sem afetar drasticamente a economia. O esforço conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com entidades como ACES, CDL, Sindicato Rural e a cooperação entre o público e o privado, tem sido fundamental para que Sorriso avance no combate à doença se mantendo sustentável em todos os setores. Prezamos pelo desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade e da região, por isso, estamos sempre abertos a novos investimentos que possam gerar trabalho e renda para a população”, destaca Ari.