O convênio para a instalação da Biblioteca Container foi assinado hoje (29), com a presença, além do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e do vice-prefeito, Gerson Bicego, dos representantes da Ação Cultural Viviene Lozi (diretora-geral) e Eduardo Espíndola (diretor-executivo). Também acompanharam a reunião o os secretários municipais Jucélia Ferro (Assistência Social), Lúcia Korbes Drechsler (Educação e Cultura), Claudio Drusina (Desenvolvimento Econômico) e Marlon Zanella (Governo); o vereador Dirceu Zanatta; o bibliotecário do município, Edcleyton Fernandes e a coordenadora de fomento à leitura, Leda Maria Ferraz, servidores da Administração Municipal e moradores da região.

Viviene destaca que a Administração recebeu de forma muito positiva a proposta para instalação da unidade e que o município conta com a estrutura necessária para o projeto, como um sistema informatizado e também com um profissional da área de Biblioteconomia no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Além de Sorriso, Lucas do Rio Verde também contará com uma Biblioteca Container ainda neste ano. Para o próximo ano, há a intenção de disponibilizar outras duas estruturas em municípios da região.

A Biblioteca é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização. O acervo será composto por dois mil títulos paradidáticos para leitura no local e também empréstimo.

Cabe à Prefeitura oferecer a infraestrutura para instalação dos contêineres, fazer a manutenção da estrutura, bem como a disponibilização da equipe de servidores que promoverá atividades culturais para toda a família nos fins de semana.  Além de ser um ponto de referência para os amantes da leitura, quem curte a sétima arte também vai poder usufruir da Biblioteca Container, visto que ela também conta com sala de cinema, além de um espaço de múltiplo uso. O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, é de R$ 520 mil.

“Certamente é um espaço que vai contribuir muito para a educação, a cultura e o lazer de nossa população, que contará com mais um ponto de acesso gratuito à leitura, bem como outras atividades educativas e culturais”, comentou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reforçando a importância de parcerias como estas para viabilizar ações em prol de toda a comunidade. “Tenho muito a agradecer à Martinello, em especial ao diretor de Marketing, César Cappellari, que tive a honra de conhecer há anos aqui em Sorriso  e que demonstrou muito interesse em presentear nosso município com esta iniciativa”.

Para a secretária de Educação e Cultura do município, Lucia Korbes Drechsler, a Biblioteca vai potencializar as ações que já são promovidas em Sorriso. “Hoje nossa Biblioteca Monteiro Lobato já oferece muitas atividades para incentivar a adoção do hábito da leitura e, com mais este braço literário na região Leste do município, vamos facilitar o acesso aos moradores da região, que poderão desfrutar destas atividades sem ter de vir ao centro da cidade”, destaca, lembrando que a equipe que irá atuar na Biblioteca Container também receberá um treinamento promovido pela Ação Cultural.