“É assim, a partir de ações inovadoras, que seguimos sempre em busca na excelência da gestão, com reflexo direto no melhor atendimento de nossa população”, completou a secretária Jucélia Ferro, acrescentando que “quando a sustentabilidade começa a fazer parte da nossa forma de viver, passamos a pensar melhor sobre a forma como nos posicionamos no mundo, adotando novos hábitos de consumo, pensando em uma economia circular e, principalmente, entendendo que o cuidado com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas é indispensável ao desenvolvimento”.

Sorrimobi

O Sorrimobi foi desenvolvido internamente em 2020 e assemelha-se ao Uber, porém voltado para atender demandas das secretarias municipais, por meio do uso compartilhado de veículos, evitando a ociosidade dos automóveis ao longo da semana. Com uma central de gestão, o projeto já gerou uma economia significativa de mais de R$ 700.000 em novas locações ou aquisições de veículos. Por meio do Sorrimobi,  é ofertada uma variedade de serviços, desde entregas de documentos até transporte de servidores e visitas técnicas.

Eco Sorriso

Com ações como coleta seletiva, reciclagem e compostagem, o Eco Sorriso nasceu em 2019 e, gradativamente veio se ramificando e mudando a forma de os sorrisenses de todas as indades lidarem com os resíduos gerados, tanto em casa, como no trabalho e na escola.

Atualmente, cerca de 70% da cidade já possui coleta seletiva porta a porta, além de pontos de coleta de óleo de cozinha usado em escolas e centros de educação infantil. A educação ambiental é uma prioridade nas unidades escolares, e foram estabelecidos ecopontos para entrega de materiais recicláveis.

“Quando analisamos, por exemplo, que o volume de material reciclável recolhido mensalmente pela Prefeitura, deixa de ir para o Aterro Sanitário e se torna fonte de renda para associações de catadores, percebemos que a gestão sustentável de resíduos não apenas reduz o volume de lixo, mas, principalmente, se credencia como uma opção de geração de emprego e renda”, afirma o titular da Semosp, Milton Geller, informando que, mensalmente, é recolhida uma média de 200 toneladas de recicláveis.

Em 2023, Sorriso foi contemplada com o prêmio “Escola Lixo Zero”, que veio um ano após o Município ser reconhecida como “Cidade Lixo Zero” em 2022.

Gestão voltada à sustentabilidade

Os projetos premiados nesta edição do prêmio InovaCidade são viabilizados de maneira integrada, por meio da atuação direta da Controladoria Geral do Município (CGM), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (Samatec).