Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
SAMU
Sorriso recebe aval oficial do Ministério da Saúde para início das operações

Sorriso recebe aval oficial do Ministério da Saúde para início das operações

Publicado em 22 de novembro de 2023 às 08:39

Sorriso recebeu ontem, 21 de novembro, o “sim” oficial do Ministério da Saúde para o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já estipulado pelo Município para o dia 5 de fevereiro de 2024, uma segunda-feira. O sim veio com o aceite por parte do Ministério de Saúde ao pedido do Município para quitar a ‘dívida” em relação ao SAMU com a aquisição de duas novas ambulâncias – uma de suporte básico e outra avançado.

Na prática, isso significa que ao invés de ter que pagar uma multa de R$ 800 mil equivalentes a duas ambulâncias que foram recebidas para o início das operações há mais de 12 anos, o Município teve o aval para usar o recurso na compra de dois novos veículos, já adquiridos e colocá-los em funcionamento para atender a população. As ambulâncias recebidas há mais de uma década foram usadas ainda antes da implantação do serviço, o que ocasionou a multa emitida pelo MS.

“Estávamos esperando por esse parecer e ontem, com muita alegria, recebemos essa notícia. Então, hoje reiteramos: sim, o SAMU 192 irá iniciar as operações em Sorriso no dia 5 de fevereiro”, reforça o secretário de Saúde e Saneamento (Semsas), Luís Fábio Marchioro.

 

Preparo

Enquanto aguardava o parecer, o Município deu andamento a outras ações essências para o início das atividades como a aquisição de uniformes e a disponibilização de uma base para o serviço, aos fundos do AME, o Ambulatório Multiprofissional em Especialidades. “Inclusive, as ambulâncias já estão no AME; estamos agora nos trâmites finais e na contratação de equipes”, explica Luis Fábio.

O prefeito Ari Lafin lembra que ainda em março o Município já havia recebido o sim para as operações do SAMU, faltando apenas o parecer formal do Ministério da Saúde. Na época, Sorriso também obteve junto ao Governo Estadual a disponibilização do 192 para centralizar os chamados telefônicos. “Hoje estamos muito felizes em ver esse grande projeto que é o SAMU tomando forma; dentro de praticamente dois meses teremos as equipes de salvamento do SAMU auxiliando os bombeiros no trabalho de emergência e urgência”, finaliza.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro

Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi