Começa nesta segunda-feira (25), em Sorriso, a 2ª etapa da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. . As doses estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família a partir das 13h. O público alvo nesta fase são as pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias), os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

 Para a vacinação nesta etapa, as mulheres no período até 45 dias após o parto, devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação. Já os professores deverão levar um documento que comprove o vínculo, (crachá,  carteira profissional ou holerite). Os adultos de 55 a 59 também deve levar documento para comprovação da idade. Todos devem levar o cartão de vacina.

“Tem vacina para todo do público alvo, por isso não há necessidade não precisa ficar na fila. Precisamos tomar a vacina mantendo o distanciamento  social, usando máscara. Lembando que se você chegou na unidade e tem muita gente, volta no outro dia, para redobrarmos os cuidados, ” pediu o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.  

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Todas as unidades de saúde  receberam doses. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no número 150, a ligação é gratuita. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.