Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Gehring, a “Conferência Municipal é o espaço ideal para discutirmos e construirmos a saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

Três eixos temáticos serão trabalhados na data. O eixo I trata da “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; o eixo II trabalha As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; e, por fim, o eixo III pontuará a “Participação popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para efetivação do Controle Social”.

Na Conferência Municipal deverão ser levantadas as propostas, bem como realizada a eleição dos delegados que representarão Sorriso na Conferência Estadual prevista para ser realizada até 15 de junho. Já a etapa nacional está prevista para os dias 18 a 21 de agosto.

Sobre a Conferência

A 1.ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é resultado das propostas levantadas em 2023 durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Já os dados que serão levantados agora, nas conferências  municipais, irão subsidiar a realização da 5.ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Vale sempre lembrar que a Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS); o encontro nacional que engloba todos os eixos e gera os demais temas trabalhados e sugeridos para realização das demais conferências ocorre a cada quatro anos.

Na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2023, foi contemplado o ciclo de planejamento da União que subsidiou a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Nacionalmente, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde.